Coluna Veterinária: Gato de Pelagem Branca



Os gatos adoram um cochilo no sol, especialmente nos dias mais frios. Porém, gatos de pele e pelos claros, assim como as pessoas, têm menos pigmentos para se proteger dos malefícios do sol. Lindos e charmosos, são um dos preferidos pelos amantes dos felinos.

O gato não sabe a hora de sair do sol, e não percebem quando estão passando dos limites e se queimando, e é por isso que precisam da responsabilidade de seus proprietários para protegê-los.

Eles possuem a pele extremamente sensível, já que e seus pelos não possuem a melanina (pigmento que da cor a pele e protege contra radiação ultravioleta). Sem essa proteção, os gatos expostos ao sol sem proteção podem sofrer queimaduras e em casos mais graves o Câncer de pele.

As áreas com menos pelos (como a ponta das orelhas, focinho, lábios e até mesmo as pálpebras), sofrem mais com queimaduras, podem formar feridas ou câncer.

Alguns cuidados são necessários com esses felinos, como o protetor solar. Existe um produto desenvolvido para gatos e é muito importante que se passe, pelo menos uma vez por dia e principalmente, nos locais sem pelos. é importante que você distraia o animal para que ele não queira lamber o produto.

Outros cuidados são como não deixar o gatinho ir a rua em horário de sol quente; coloque tela nas janelas ou vidro, assim o felino tem o sol, mas com proteção.

Se você observar seu gato dormindo no sol em horários de sol intenso, acorde-o. Isso não é incomodo é CUIDADO!

Caso você note vermelhidão, áreas onde o pelo está caindo, feridas ou pele descascando, procure um Médico Veterinário, a queimadura deve ser tratada para que não piore e a pele examinada para evitar ou detectar o câncer o quanto antes.


OBSERVAÇÃO: o mesmo cuidado deve ser tomado com gatos com pouco ou nenhum pelo.


Quem AMA, CUIDA!

Mellina Venturelli Quaresma
Médica Veterinária
CRMV-MG 12749
Nº controle EV 574/12
(35) 33417680