Constituição Federal ganha versão 'teen' em livro lançado no Sul de MG

Trabalho foi feito por equipe da escola do legislativo de Pouso Alegre.
Pioneira no país, iniciativa tem como público alvo jovens de 12 a 15 anos.

Jovem, curioso e com muitas perguntas sobre o país onde vive. Assim é Henrique, um adolescente como qualquer outro, exceto por um detalhe: ele mora dentro de um livro. Henrique é o personagem central de "Constituição em Miúdos", a versão "teen" da Constituição Federal lançada em Pouso Alegre (MG) e com distribuição gratuita para todo o Brasil.
Voltada para o público infanto-juvenil, a adaptação reúne os principais pontos da lei que rege o dia a dia dos brasileiros desde 5 de outubro de 1988, data em que foi promulgada. A leitura é leve. Uma viagem por 91 páginas, além de outras 35 com materiais extras, entre sumário da constituição original e glossário. Um trabalho feito a muitas mãos coordenado pela agente legislativa Madu Macedo e que, segundo a Associação Brasileira de Escolas Legislativas (Abel), é pioneiro.
  •  
Constituição em Miúdos, Constituição Federal, Pouso Alegre, Tatiana Rezende, Madu Macedo, Mônica Franco (Foto: Divulgação)Tatiana Rezende, Madu Macedo e Mônica Franco
compartilham autoria da versão 'teen' da
Constituição Federal (Foto: Divulgação)


Jovens que inspiram

Há 10 anos, Madu se tornou diretora de um projeto então recém criado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, a Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho. Com a proposta inicial de apresentar a crianças e adolescentes noções sobre o trabalho dos vereadores, a escola foi se transformando até chegar ao formato atual, em que o conhecimento das leis é um exercício de cidadania.

De 2005 para cá, cerca de 500 jovens passaram pelo plenário da Casa. Atualmente, a escola possui as câmaras mirim, jovem, universitária e a pré-mirim, com crianças entre 7 e 10 anos. São consideradas sementes para uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres, mas também inspiração para "Constituição em Miúdos".

"Existe um projeto na Câmara dos Deputados sobre o ensino da Constituição das Escolas", diz Madu. "Eu estava em Unaí (MG) e conversava com o Florian [Madruga, presidente da Abel] sobre a dificuldade dessa proposta. A Constituição é densa, difícil, nem adulto lê. Então propus o desafio de escrever o livro."
Constituição em Miúdos, Constituição Federal, Pouso Alegre, livro (Foto: Daniela Ayres/ G1)Livro produzido em Pouso Alegre, MG, apresenta principais pontos da Constituição Federal
(Foto: Daniela Ayres/ G1)


Aprovada pelo Senado, onde está sediada a Abel, a releitura da Constituição Federal começou a ser escrita em outubro de 2014 com a ajuda das colegas de escola do legislativo, a jornalista Tatiana Rezende e a estudante de Direito Mônica Franco, que desde os 11 anos participa das atividades das câmaras infanto-juvenis.

O livro ficou pronto seis meses depois e foi lançado na última quinta-feira (27) em Pouso Alegre. Sua publicação, no entanto, está a cargo do Senado, sob coordenação da Abel. No portal da associação é possível, inclusive, baixar o conteúdo na íntegra (clique aqui).

"A distribuição é gratuita e pode ser requisitada ao Senado. O livro já foi entregue em várias escolas. E o objetivo é esse mesmo, que cada vez mais as pessoas possam ter acesso à Constituição. O nosso grande desafio é despertar a vontade de aprender", garante Madu.
'Constituição em Miúdos' tem distribuição gratuita em todo o país (Foto: Daniela Ayres/ G1)
Fonte: G1
Fonte: G1