Coluna Veterinária: Gatos SRD



Tradicionalmente entendemos por Vira Lata um animal que não tem raça definida (SRD) ou que anda pelas ruas sem um dono. Ele buscaria em latas de lixo o seu alimento, daí o nome. Ou ainda, entende-se como gato vira-lata todo o gato que possui mistura de uma ou mais raças em sua linhagem genética.


Os Gatos sem raça definida vem aumentando a cada dia no meio Veterinário por isso começou a ser chamada de "pelo curto" . A partir daí todo gato com essa pelagem curta e geralmente cor de olhos semelhantes a cor dos pelos são chamados dessa forma


Nos EUA os Vira Latas são chamados, traduzindo, de gatos sem pedigree. E por lá só aumenta a procura por esses gatos e a maioria dos protetores e amantes dos felinos nunca tiveram um animal de raça, isso deixa a claro a popularidade dos Vira-latas.


"O que pode ser falado sobre a saúde de gatos SRD, é que eles podem ser predispostos a todas ou a nenhuma doença. Tudo depende de suas origens. São considerados resistentes a doenças, pela seleção natural. Exemplo: Nasce uma ninhada com 8 gatos; sete morrem, e o que sobreviveu cruza com outro sobrevivente de outra ninhada; e assim, surge uma população de SRD super resistente".


Uma das vantagens de se ter um gato sem raça é o fato de precisarem de poucos cuidados específicos, como desembolar pelos todos os dias. Mas não podemos deixar de cuidar da sua saúde como todos os outros animais, como vacinação, vermifugação, consultas periódicas e MUITO carinho.


Normalmentes os gatos são ariscos, então ao encontra-los na rua procure saber se não tem dono, e caso não tenha, tome cuidado ao pega los, para ambas as partes não se machucarem.


Os vira latas são um Super Gato. E existe milhões deles esperando para serem ADOTADOS.


Quem Ama,cuida!


Mellina Venturelli Quaresma
Médica Veterinária
CRMV-MG 12749
Nº controle EV 574/12
(35) 8874-6752