Parlamento Jovem de São Lourenço



O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Este ano, o tema é “ Segurança Pública e Direitos Humanos”.

Este é o primeiro ano que a Câmara de São Lourenço participa do PJ Minas e temos 20 (vinte) jovens engajados no projeto. O PJ foi lançado no dia 06 de março e foram realizados 14 encontros com os jovens até a plenária municipal (quando eles apresentam as propostas e as votam); esses encontros acontecem às sextas-feiras, as 14:30h. Nos encontros são realizadas atividades como oficinas, mesa redonda com autoridades das áreas envolvidas no tema, bate-papo em cima notícias atuais. Como não é obrigatória a participação, buscamos uma maneira descontraída para ensinar e também, aprender com eles. O mais importante do programa é criar cidadãos!

No dia 26/06 p.p., na Plenária Municipal foram apresentadas 09 (nove) propostas, sendo três de cada subtema – Prevenção social do crime, Proteção a segmentos vulneráveis ao crime; e novas perspectivas para a atuação policial. Dessas propostas, 03 (três) foram priorizadas para a etapa Regional; que acontecerá no dia 20 de agosto em Pouso Alegre. Após a realizada da Etapa Regional as propostas irão para a Etapa Estadual que acontecerá em Belo Horizonte. Todas as propostas aprovadas na Etapa Estadual são encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e podem virar leis. É impressionante ver como os jovens chegam ao projeto e a evolução dos jovens ao longo dos encontros.



Com a inauguração da Escola do Legislativo “ Mário Calvão da Silveira”, a Câmara de São Lourenço pretende trazer mais projetos de cunho político, social e de cidadania para São Lourenço e região. Importante também colocar que apesar de a Escola ser do quadro da Câmara Municipal, ela é totalmente apartidária e a sua direção e coordenação são realizadas por funcionários da Casa. Ao final de maio, entramos em contato com todas as Câmaras da região para um projeto coordenado pelas Escolas do Legislativo de Pouso Alegre, Carvalhópolis e São Lourenço, a 1ª Gincana Regional do Saber – projeto esse destinado aos jovens do Ensino Fundamental II, que se realizará em novembro de 2015 na Câmara de Pouso Alegre. Até o momento já temos mais de 40 (quarenta) Câmaras inscritas, porém, de nossa microrregião a participação é ínfima. Para o segundo semestre, a ELSL está tentando trazer novos projetos como: “Câmara Mirim”, “Conheça a Câmara”; além de projetos em parcerias com a Escola do Legislativo da Assembleia de Minas e Escolas do Legislativo de Pouso Alegre, Itajubá e Carvalhópolis, projetos esses destinados à capacitação dos funcionários das Câmaras e também voltados à população.










Parlamento Jovem de São Lourenço