Coluna Veterinária: Alimentos proibidos para Gatos



Agora chegou a vez de falar dos alimentos proibidos para os nossos gatinhos. Segundo site Americano WebMD, a lista abaixo é contra indicada para quem tem um felino em casa:


Leite e outros produtos lácteos: A maioria dos gatos são intolerantes à lactose presente no leite de vaca. A ingestão pode levar o animal a forte diarreia.

Ração para cachorro: Os gatos precisam de rações com proteína, algumas vitaminas e ácidos graxos. Fornecer rações de cães para os felinos, pode leva los a desnutrição, devido a formulações diferenciadas.

Fígado: Em quantidades elevadas pode causar intoxicação pela vitamina A (o excesso pode leva lo a morte) e afetar os ossos, causando deformação, entre outras.

Atum: Pode ser oferecido raramente, pois é um alimento que não tem os nutrientes necessários para os felinos, o que pode levar o animal a desnutrição. O excesso pode causar intoxicação por mercúrio.

Carne crua: "Carne, peixe e ovos crus podem conter bactérias que causam intoxicação alimentar. Além disso, uma enzima no peixe cru destrói tiamina, que é uma vitamina do complexo B essencial para o seu gato. A falta de tiamina pode causar sérios problemas neurológicos e levar a convulsões e coma."

Cebola: Destruir as células vermelhas do sangue de um gato, levando à anemia.

Chocolate: Mesmo sem eles terem interesse de comer, podem ser estimulados, como forma de agrado e a ingestão pode levar a morte do animal."Comer chocolate pode causar nos gatos anormalidade no ritmo cardíaco, tremores, convulsões e morte".

Doces: A maioria desses alimentos são adoçados com Xilitol, causando a queda do nível de açúcar no sangue do animal, além de causar insuficiência hepática. Os principais sintomas vômito, letargia e perda da coordenação motora.

Sobras de comida: Podem causar transtornos intestinais, vômitos e diarréia. Além de acidentes como ingestão de osso e/ou lasca de osso(causando obstrução ou lacerações do sistema digestivo).

Excesso de petiscos: O excesso de alimento e de petisco, assim como nos humanos, leva os animais a obesidade.

"Animais acima do peso ideal podem sofrer de diabetes, pressão alta, colesterol, lesões na coluna e uma série de outros problemas".


Aproveitem as dicas.....

Quem Ama,Cuida!


Mellina Venturelli Quaresma
Médica Veterinária
CRMV-MG 12749
Nº controle EV 574/12
(35) 8874-6752