Lavras decreta estado de emergência com quase 1,2 mil casos de dengue

Prefeitura também pediu apoio do Exército para ações de combate.
Atualmente, município contabiliza mais de 3,5 mil casos suspeitos.



A Prefeitura de Lavras (MG) decretou estado de emergência com o alto número de casos de dengue no município. O último balanço semanal, divulgado pela Secretaria de Saúde da cidade na segunda-feira (27), contabiliza 3.541 notificações de casos suspeitos e 1.197 casos de dengue confirmados. Os bairros com o maior número de notificações são o Cohab, Nossa Senhora de Lourdes e Lavrinhas. A prefeitura ainda pediu o apoio do Exército para ajudar em ações de prevenção e detecção da doença.

Medidas
O decreto de emergência, que foi anunciado na sexta-feira (24), possibilita que o município compre equipamentos para auxiliar no combate ao aedes aegypti com mais facilidade, driblando as burocracias do estado, além de mobilizar servidores para ajudar no combate ao mosquito da dengue. A medida permite ainda que a prefeitura capte recursos emergenciais junto aos governos estadual e federal e contrate agentes de saúde de forma temporária.

A administração também firmou um acordo de cooperação com o Exército Brasileiro para agilizar o atendimento dos casos suspeitos de dengue e desafogar a unidade regional de pronto atendimento. O batalhão de São João Del Rei (MG) vai montar em Lavras, em parceria com a secretaria de saúde com o reforço do tiro de guerra da cidade, barracas e tendas para atendimentos, consultas, exames e hidratação dos pacientes. A operação deve começar na segunda-feira (4), em local a ser definido.

A Prefeitura de Lavras também deve encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que prevê pagamento de multa para proprietários de imóveis, lotes e terrenos que possam servir de criadouro de focos do mosquito. Assim como já acontece em outras cidades da região, como Passos, a ideia é aplicar uma multa de alto valor para quem não colaborar.

Em Minas Gerais
O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde contabiliza 19.716 casos de dengue confirmados em Minas Gerais e 12 mortes pela doença. Em comparação com o mesmo período de 2014, eram 13.228 casos confirmados da doença. Foram registradas 51 mortes em todo o ano de 2014 pela dengue no estado.

Mortes no Sul de Minas
Atualmente, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou duas mortes pela dengue no Sul de Minas, uma mulher de 57 anos, que morreu no dia 12 de janeiro em Três Pontas, e uma idosa de 67 anos, que morreu no dia 26 de fevereiro em Três Corações.

Outros três casos estão sob investigação no Sul de Minas: um menino de 9 anos, que pode ter morrido em decorrência de complicações da dengue em Itajubá no dia 8 de abril, uma mulher de 86 anos, que morreu em Lavras no dia 11 de abril, e uma mulher de 61 anos, que pode ter morrido de dengue em Campanha no dia 24 de abril.


Fonte G1