Equipamento inteligente ajuda a cozinhar alimentos de forma mais saudável

Aparelho dispensa óleo e alimentos são cozidos simultaneamente


Cocção é um processo em que os alimentos sofrem a ação do calor, em outras palavras, é o método de cozinhar alimentos. Ao cozinhar um alimento acontece a quebra das fibras existentes nele, o que facilita a sua digestão. Nessa ação, a cor, o sabor e o odor dos alimentos são alterados, ou seja, sofrem modificações químicas. Existem diversos tipos de cocção: assado, grelhado e fritura estão entre os mais comuns quando se trata de cozimento de alimentos.

Hoje em dia, com a preconização das dietas saudáveis, o tipo de cocção faz diferença para aqueles que se preocupam com o modo de ingerir os alimentos e, claro, a longo prazo, pode fazer muita diferença na saúde da pessoa. “Comer bem é um prazer que muitos não abrem mão. Mas também é preciso pensar em oferecer pratos saudáveis, pois as pessoas estão muito preocupadas em ingerir alimentos que ajudem na saúde”, explica Neusa Lubeck de Andrade, sócia proprietária do Restaurante Sabor de Minas, com duas unidades em Varginha, e responsável técnica pela manipulação dos alimentos.

Com base nessa demanda, o Sabor de Minas possui um sistema de cocção inteligente. “É um equipamento que permite os mais diferentes processos de cozimento de forma simultânea, ou seja, podemos preparar grelhado, batata palito e peixe sem a transferência de sabor. E o mais importante é que não há necessidade de utilização de óleo, o que garante a produção de alimentos muito mais saudáveis”, explica Andrade.

O equipamento também possui outras vantagens, como menor consumo de energia, água, espaço e tempo; reduz o emprego de matéria-prima e assegura altíssima qualidade das refeições. “Todos os assados são realizados eficientemente, em quantidades grandes ou pequenas, mesmo com carregamentos mistos. Nos legumes cozidos a vapor, por exemplo, há a preservação dos nutrientes e vitaminas de cada produto, bem como as cores intensas e os sabores também são garantidos pelo equipamento”, diz Andrade.

Eliana Sonja