Programa PROCURA-SE - Ajude a polícia a ajudar você.
O programa Procura-se consiste na fixação de cartazes com a imagem de pessoas foragidas da Justiça em áreas de grande movimentação, para estimular a denúncia por parte da população. Caso tenham alguma informação sobre os criminosos, as pessoas podem acionar, de forma anônima e segura, o Disque Denúncia Unificado (181) – serviço das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. Assim, todos podem contribuir para a prisão imediata dos indivíduos ou para a apuração e investigação dos casos.
Algumas informações que contribuem bastante para inibir a circulação de alvos prioritários para o sistema de Defesa Social são a localização dos criminosos procurados, onde atuam, carro ou ônibus que utilizam, quem são seus comparsas, quais são seus horários e onde foram vistos, entre outras. A pessoa que aciona o Disque Denúncia Unificado recebe uma senha para acompanhar o caso.
O Procura-se é um programa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em parceria com as Polícias Militar e Civil, com o Corpo de Bombeiros e com o Minas pela Paz, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que tem como foco o combate à violência e foi criada a partir da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e das maiores empresas do Estado.
A primeira lista do Procura-se foi divulgada em Belo Horizonte, em outubro de 2011, com alvos da própria capital. Em dezembro do mesmo ano, o programa se estendeu para a Região Metropolitana e, a partir de agosto de 2012, foi expandido para todo o Estado.
Desde que o programa foi implementado, 23 pessoas procuradas já foram conduzidas (presas, apreendidas ou recapturadas).
Visite o hotsite do programa.