Ano de 2015 terá o dobro de feriados prolongados em relação a 2014. Hora de Aproveitar!




Com mais feriados prolongados do que 2014 (são 12 ao todo, cinco deles com duração de quatro dias), o ano pode ser bem aproveitado, o Sul de Minas oferece excelentes opções para diversos gostos.
Considerada a melhor região do estado, o Sul de Minas Gerais possui paisagens fascinantes formadas por vales, montanhas, serras e cachoeiras, que proporcionam um clima agradável e qualidade de vida para seus habitantes. As cidades são destaque na agricultura e pecuária, relevantes para o desenvolvimento econômico-social da região e do estado. O sul de Minas atrai turistas de todos os cantos, seja em busca de tranquilidade e belezas naturais, pelo clima frio e aconchegante das montanhas, ou ainda para a prática do ecoturismo.

Veja as sugestões de cidades, escolha as suas preferidas, faça um roteiro e boa viagem!

CAXAMBU- A Rainha das Águas.

Caxambu se destaca como uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais, no sul do estado, conhecida como importante instância hidromineral. Possui a maior concentração de águas carbogasosas do planeta, com doze fontes de diferentes composições químicas, dentre elas, águas minerais com alto poder diurético e desintoxicante que atraem turistas de todas as partes.

As fontes estão concentradas no Parque das Águas "Dr. Lisandro Carneiro Guimarães", tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). O balneário instalado no interior do parque oferece banhos de sais, de espuma e de duchas escocesas, além de massagens e sauna. No Parque das Águas você também encontrará o único gêiser existente no Brasil e piscinas de água mineral.

Localizada na Serra da Mantiqueira, Caxambu encanta seus visitantes com sua qualidade de vida e as belezas naturais, que podem ser apreciadas nos passeios de pedalinho, charretes, cavalos, bicicletas e trilhas. Diversão também nas quadras poliesportivas, com quadras de tênis, vôlei e bocha, além de uma pista de cooper em volta do lago. O comércio na cidade oferece produtos típicos como doce de leite, ambrosia, geléias, compotas de frutas e uma dezena de tipos de queijos produzidos na região.


BAEPENDI - Terra de Nhá Chica e das Cachoeiras.


Há nove minutos de Caxambu ( cerca de 5 km) chegamos a uma cidade alegre e hospitaleira, Baependi. O município se destaca pela religiosidade com o Santuário de Nhá Chica, que atrai romeiros e devotos de todo o país. As suas belezas naturais, também atraem visitantes pois a cidade abriga 40% da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio e é muito procurada por quem gosta de praticar esportes de aventura, trekking e rapel. Privilegiada, Baependi possui mais de 50 cachoeiras como as cachoeiras Usina Velha, do Bugio, Caldeirão e Honorato Ferreira.


BOM JARDIM DE MINAS - Emoção e aventura, cercada pela natureza exuberante.

Momentos de lazer no campo, longe dos problemas do dia a dia das grandes cidades, sem deixar de lado a animação. No pacato município de Bom Jardim de Minas, MG, entre rotas importantes como Juiz de Fora e Rio de Janeiro, você contará com várias cachoeiras, grutas, cavernas e serras. Bom Jardim de Minas faz parte do "Circuito Turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira", e tem o maior túnel ferroviário da América do Sul (Tunelão) com 8.645 metros de extensão.

O município proporciona boas opções para prática de esportes radicais, em região serrana cercado pela natureza e com abundantes nascentes, os setores público e privado estão começando a descobrir a importância de investir no turismo, proporcionando mais infra-estrutura para dar mais conforto aos turistas e aumentar o acesso às riquezas naturais.


Arantina - Tradicional hospitalidade mineira, com a tranquilidade do interior.
O Museu Biblioteca Instituto Ovídio Antônio Pires, a Estação da Cultura, o Anfiteatro Padre Dislau, além das apresentações de Folias de Reis e da banda Corporação Arantinense. Rica em atrativos naturais e culturais.


São Thomé das Letras - A Mística Cidade das Pedras.
A quarta cidade mais alta do Brasil, localizada nas montanhas da Serrra da Mantiqueira.

O céu é muito azul e a cidade é envolvida por um vale intensamente verde, onde se escondem magníficas grutas, cachoeiras, cavernas sem fim e ladeiras onde os carros sobem sozinhos.Destacando-se pela beleza exótica de suas pedras, casarões antigos, mistérios, aparições, trilhas e montanhas, a cidade oferece muitas boas opções para você apreciar.

A região é muito rica em encantos naturais e os municípios bem próximos uns dos outros, portanto você poderá se deslocar a outras cidades que também oferecem boas opções para passeios inesquecíveis, como São Lourenço, Aiuruoca, Lambari, Cruzília, entre outras. Boa Viagem!


Roberta Pimenta