Das dez equipes do Programa Saúde da Família (PSF) de São Lourenço, cinco tiveram certificação máxima, com resultados muito acima da média, quatro acima da média e uma mediana. E todas as equipes de Saúde Bucal tiveram conceito acima da média. A certificação é do Ministério da Saúde, que realiza avaliação por meio do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ). Com esses resultados, o município recebeu repasse de verbas extras, que, de acordo com legislação específica, terão uma parte destinada a investimentos na Atenção Básica de Saúde e a outra distribuída entre os profissionais das equipes avaliadas.
A apresentação dos resultados e dos valores recebidos, e que serão repassados aos membros das equipes, foi realizada na tarde de sexta-feira (19), no salão de festas da Igreja Matriz de São Lourenço Mártir. Com a presença do prefeito e de outros secretários municipais, o Secretário Municipal de Saúde apresentou detalhes do PMAQ e os critérios e as fases das avaliações. Eles agradeceram o empenho de cada profissional e das equipes, bem como enalteceram o trabalho geral realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. No final, cada equipe recebeu uma placa e cada profissional um certificado.
O Secretário Municipal de Saúde apresentou vários dados relativos ao trabalho realizado em São Lourenço. Dentre eles, destacamos os do último quadrimestre: 15.000 consultas, 1.466 exames citopatológicos, 38.712 visitas domiciliares, 1.170 serviços de fisioterapia em pacientes acamados e em casa, 718 viagens para levar 2.872 pacientes para serem atendidos em outras cidades. Foi realizada uma média de 550 exames de raio X e 13.316 de laboratório por mês, e 240 atendimentos por dia na Farmácia Básica. No setor de Saúde Bucal, foram realizados 11.203 atendimentos básicos nas Unidades Básicas de Saúde e atendidos 5.377 pacientes no Centro Especializado de Odontologia.
Fonte: ASCOM/PMSL