Prefeito de Caxambu anuncia regulamentação dos charreteiros e recolhimento de animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade

Dois problemas que ao longo dos anos, por diversos motivos, vêm afligindo cidadãos caxambuenses e comprometendo o turismo local: A falta de regulamentação da atividade dos charreteiros e os animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade. 

A atividade dos charreteiros que faz parte da cultura local e é uma atração muito apreciada pelos turistas, mas que tem sido motivo de muita polêmica, devido a sujeira e mal cheiro espalhados por toda cidade, gerados pela urina e fezes dos cavalos, além da própria integridade física do animal, muitas vezes comprometida pela falta de cuidados e excesso de trabalho. E a outra grande preocupação da população local, os animais de grande porte soltos em vias públicas da área urbana da cidade, que tem causado acidentes e são um grande risco para motoristas. Além disso, os animais ao ficarem soltos também estão em situação de risco. Contudo, ao que parece, estes problemas poderão começar a vislumbrar solução, pois em entrevista ao Jornal i9 Minas, o prefeito de Caxambu, Jurandir Belini, anunciou que o executivo concluiu elaboração de projeto para regulamentação da atividade dos charreteiros e recolhimento dos animais de grande porte soltos nas vias públicas. Projeto este que se encontra em fase de implantação, com início previsto para janeiro/2015.



De acordo com o prefeito, através do projeto serão adotadas as seguintes medidas:

Todos os cavalos receberão um chip de identificação. Os animais soltos pelas ruas serão recolhidos, levados ao estábulo localizado no Jardim Exposição, onde serão alimentados, vacinados, recebendo os cuidados necessários através da supervisão de um veterinário.

Para resgatar seu animal, o proprietário deve pagar uma multa que pode chegar ao valor de um salário mínimo. O valor da multa corresponde aos custos com transporte, alimentação, e demais cuidados com o animal . O prazo para o animal permanecer no estábulo será de cinco dias e, vencendo esse período, ele poderá ser encaminhado a doação.

Com relação a atividade dos charreteiros dentre as medidas que serão adotadas foi adiantado que haverá uma cabine de venda de ingressos, onde será solicitada via rádio a charrete. Os condutores dos veículos deverão estar uniformizados e receberão suas diárias correspondente as viagens realizadas ao final do dia.

Pelo bem estar dos cidadãos caxambuenses e dos animais, assim como pelo cumprimento da legislação, desejamos que o projeto saia realmente do papel e alcance resultados positivos. Contando é claro com apoio de toda população.

Por Roberta Pimenta