Polícia Federal iniciou no dia 1º de outubro “Operação Eleições 2014″



A Delegacia de Polícia Federal em Varginha/MG deflagrou ontem (01/10) a “Operação Eleições 2014″. A iniciativa tem o objetivo de coibir a prática de crimes eleitorais e a utilização do poder econômico para macular a lisura do processo eleitoral. A operação conta com a participação de 10 (dez) Delegados de Polícia Federal, 11 (onze) Escrivães de Polícia Federal e 30 (trinta) Agentes de Polícia Federal e alcançará os 134 (cento e trinta e quatro) Municípios de abrangência desta Delegacia.

Foram constituídas 10 (dez) Bases Operacionais, em cidades estratégicas, que operarão cobrindo áreas específicas, com instalação das Bases no dia 01.10.14 e retraimento do efetivo no dia 06.10.14.

Os ilícitos mais visados serão a compra de votos (corrupção eleitoral), o transporte irregular de eleitores e a propaganda eleitoral indevida, delitos que sujeitam os infratores à prisão em flagrante.

“Art. 299 do Código Eleitoral – Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou promoter abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.

Pena – reclusão até quatro anos e pagamento de 5 a 15 dias multa.

Art. 302 do Código Eleitoral – Promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto, a concentração de eleitores sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo.

Pena – reclusão de quatro a seis anos e pagamento de 200 a 300 dias multa.

As equipes utilizarão viaturas ostensivas e discretas a fim de flagrar condutas criminosas. Denúncias sobre crimes eleitorais poderão ser feitas pelos telefones (35) 3229-4101 e (35)3229-4132. 

Com informações da Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Varginha/MG