A Propaganda em ônibus é hoje, comprovadamente, a melhor opção em mídia exterior e o veículo que proporciona os melhores resultados para seus clientes. Em pesquisa realizada pela Citymídia, entre os principais meios de comunicação ao ar livre, a mídia ônibus foi a mais lembrada pelos entrevistados, por conseguir atingir ao máximo de eficiência as duas principais características da mídia exterior: frontalidade e exclusividade.
O processo de personalização de um ônibus, chamado de plotagem ou envelopamento é o mesmo do insufilm, só que em vez do vidro, o adesivo é colado na lataria do veículo.
A beleza da plotagem de veículos é dupla: com o design certo, o veículo terá um impacto visual, e se tornará um tópico de conversa, com poder de divulgação. E tem mais, enquanto que um outdoor é estático e necessita de tráfego em um ponto particular para atingir sua audiência, o veículo individual ou a frota, por serem uma mídia móvel, levam a sua marca, imagem ou mensagem para uma audiência variada e sempre diferente.
Nesse contexto a prefeitura de Caxambu, aderiu a plotagem, se beneficiando do fato de que os gastos com marketing e merchandising podem sair dos canais tradicionais para a mídia ambiente. Dois ônibus já foram totalmente plotados e estão em circulação, um deles de uso exclusivo da Secretaria Municipal de Esporte e o outro está sendo utilizado no transporte dos universitários para as faculdades de cidades vizinhas, Baependi e São Lourenço. Na impressão foram utilizadas imagens de pontos turísticos e atrações da cidade, principalmente do Parque das Águas, como o balneário, a fonte D. Pedro e a ninfa.
Sem dúvida, a percepção da atual administração de Caxambu, não somente trás benefícios como transporte de cidadãos e veículo de publicidade, mas há, também, argumentos práticos a favor do envelopamento, a proteção do veículo contra riscos e arranhões.
Enfim, Caxambu segue Brasil a fora, para que o Brasil venha para Caxambu.
Fotos ASCOM/ Prefeitura de Caxambu
Roberta Pimenta
Jornal i9 Minas