Disque Denúncia Unificado(DDU)

O Disque-Denúncia Unificado é um novo serviço que o Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Defesa Social(SEDS), disponibiliza aos cidadãos mineiros, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar e em parceria com o Instituto Minas Pela Paz.

Consiste em uma central única de recepção, processamento e resposta de denúncias anônimas de crimes e sinistros, que funciona através do tridígito 181, mantendo o SIGILO ABSOLUTO.

É importante lembrar que o foco desse novo serviço é o atendimento de denúncias anônimas que resultem em investigação e não o atendimento de ligações emergenciais, como é feito através do 190, 193 e 197.


OBJETIVO:

- Permitir que a sociedade colabore com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, aumentando a eficiência das polícias.

- Estimular o cidadão a adotar um comportamento proativo caso testemunhe ou tome conhecimento da existência de algum delito.

- Reunir provas que resultem na punição de atos delituosos.

- Desencorajar a prática de crimes, contravenção penal e ações anti-sociais, erradicando a sensação de impunidade em razão da possibilidade de constante monitoramento.

Fonte ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 20° BPM