Beata Nhá Chica vira símbolo de honra em Minas

Governador institui a Comenda Nhá Chica, prêmio que homenageará pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado por prestação de serviços à comunidade

Escultura de Nhá Chica na escadaria da Igreja Nossa Senhora da Conceição - Santuário de Nhá Chica (Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Escultura de Nhá Chica na escadaria da Igreja Nossa Senhora da Conceição - Santuário de Nhá Chica
A beata mineira Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica (1810-1895), além de receber reconhecimento da Santa Sé e do papa Francisco, agora será símbolo de honra em Minas Gerais. O governador institui a Comenda Nhá Chica, prêmio que homenageará pessoas físicas e jurídicas que se tenham destacado.

Serão escolhidas personalidades ou empresas que desenvolvam pesquisas científicas e tecnológicas em prol da saúde e do bem-estar da população, fomentam a saúde pública, combatem fome e à miséria, melhoram condições sanitárias da população, promovem cidadania, fortalecem a família e promovem a dignidade humana. Nada mais justo que a Comenda leve o nome da religiosa reconhecida pela fé, humildade e caridade.

O governador vai definir uma comissão para escolher os agraciados e o grupo sempre contará com o prefeito em exercício de Baependi, cidade do Sul de Minas onde viveu e morreu Nhá Chica. A Comenda será concedida anualmente nesse município em cerimônia realizada em 2 de maio. Os premiados ganham diploma e medalha de honra.

Fonte em.com.br