Mais de 60% das cidades do Sul de Minas não registraram homicídios em 2013

Muzambinho fica no do Sul de Minas, a 450 quilômetros de Belo Horizonte. Fundada há 133 anos, a cidade tem pouco mais de 20 mil habitantes e está entre as 98 cidades da região que não tiveram casos de homicídio registrados no ano passado. O número representa 63,2% dos municípios do Sul do Estado. Em 2012 também não houve assassinatos em Muzambinho e em outras 89 cidades da região, segundo os dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).
Cravada na Serra da Mantiqueira, na divisa com o Estado de São Paulo, a cidade, que tem como principal atividade econômica o cultivo do café, é pacata. Na definição do comerciante Marcos Donizetti da Silva, “é uma cidade tranquila e acolhedora, onde todo mundo conhece todo mundo”. Marcos, de 52 anos, nasceu e criou os quatro filhos no município. Ele conta que são poucos os casos de violência em Muzambinho. “Faz muito tempo que não se ouve falar em nenhum assassinato. Os últimos acontecimentos graves foram dois roubos a bancos há cerca de um ano”, lembrou o comerciante.

Sem homicídios
Na opinião do coronel Edilson Ivair Costa, comandante da 18ª Região da Policia Militar, responsável pela segurança de 55 cidades no Sul de Minas, um dos motivos da não ocorrência de homicídios em Muzambinho é a proximidade da comunidade com a polícia. “É uma cidade pequena e os moradores se conhecem. Além disso, o Judiciário do município é muito atuante, o grupo é coeso e trabalha muito em cima das questões ligadas à criminalidade. Tudo isso cria um clima favorável para evitar a ocorrência de homicídios”, afirmou o coronel.
Para o comandante da PM, a exemplo do que ocorre em Muzambinho, dezenas de outras cidades da região têm o índice zero de homicídios há mais de dois anos, devido ao histórico da comunidade. “O fato das pessoas se conhecerem facilita a solução dos problemas, a própria comunidade resolve. Além disto, nestes pequenos municípios, a questão da droga não é tão arraigada”, ressaltou.

Parceria
O coronel Ivair esclareceu, ainda, que o índice de apuração dos crimes de homicídios na região é exemplar. “Muitos casos são resolvidos no primeiro momento, com a prisão dos criminosos. Quando isto não acontece, há um trabalho muito eficiente da Polícia Civil para se chegar aos autores”, completou.
O chefe do 18º Departamento da Polícia Civil, delegado Bráulio Sttivanin Júnior, também enalteceu a parceria entre as Polícias Civil e Militar. “É extremamente positivo o trabalho em conjunto, principalmente com a troca de informações. Com exceção de Passos, 100% dos crimes de latrocínio e homicídio, cometidos no âmbito da 18ª Região Integrada de Segurança Pública, foram apurados nos últimos dois anos,” concluiu o delegado.

Informações: Agência Minas