As provas aplicadas nas escolas estaduais e municipais no PROALFA no fim de 2013 tiveram os resultados conhecidos no dia 18 de fevereiro, mas somente agora foi possível conhecer os resultados por cidade.
O Programa de Avaliação da Alfabetização – Proalfa, cuja primeira avaliação ocorreu em 2005, verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública, sendo censitária no 3º ano. Os resultados dessa avaliação são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos.
Aplicado no final do ano passado, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) 2013 constatou que o nível de conhecimento em Língua Portuguesa entre os alunos de oito anos deu um expressivo salto. Na rede estadual, pela primeira vez na história (a avaliação começou a ser aplicada em 2006), o nível de letramento recomendável foi alcançado por mais de 90% dos estudantes que fizeram o teste. O resultado é um recorde e foi divulgado no dia 18 de fevereiro pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.
Objetivamente, o percentual foi de 92,3%. O que, em outras palavras, quer dizer que 92,3% (mais de 70 mil alunos, em números absolutos) leem, escrevem, interpretam e fazem síntese de textos dentro do nível considerado recomendado. Comparativamente, significa um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao exame anterior, apurado em 2012, quando 87,3% dos alunos estavam no nível recomendável. Se comparado com o primeiro resultado, em 2006, o salto é ainda mais expressivo. Naquele ano o Proalfa identificou que o percentual de alunos no padrão recomendável de letramento em Língua Portuguesa era de 48,6%.
Todos os anos, o Proalfa avalia o nível de letramento dos estudantes de oito anos de idade matriculados no 3º ano do ensino fundamental, etapa que também é chamada de “fim do ciclo de alfabetização”. O programa de avaliação ainda é estendido à totalidade das escolas municipais do estado. Ao todo, são 7.948 escolas avaliadas, sendo 24,91% (1.980) estaduais e 75,09% (5.968) municipais.
Confira o resultado do PROALFA 2013 nas escolas municipais de Caxambu:
Escola Municipal Padre Correia de Almeida - 661,4
Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho - 641,9
Escola Municipal Pinguinho de Gente- 536,5
Escola Municipal Pres. John Kennedy - 535,5
Escola Municipal Monsenhor João de Deus - 529,7