A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que o sistema elétrico que atende os consumidores de Minas Gerais foi afetado, nesta tarde, por um distúrbio que teve origem no Sistema Interligado Nacional, provocando perda de carga e consequente interrupção de energia elétrica, pelo período máximo de 56 minutos, para cerca de 230 mil de um total de 7,5 milhões de consumidores da Empresa.
O desligamento ocorreu às 14h02 desta terça-feira, 4 de fevereiro, e o restabelecimento se iniciou a partir da determinação do ONS, às 14h48 e, às 14h58, todos os clientes afetados já tinha sido restabelecidos. Em Minas Gerais, foram parcialmente atingidos os seguintes municípios:
Região Metropolitana de Belo Horizonte: região Venda Nova, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas , Baldim e Santana do Riacho.
Leste de Minas: Poté, Ladainha, Malacacheta, Franciscópolis, Novo Cruzeiro, Setubinha, Ladainha, Chapada do Norte, Jenipapo de Minas, Caraí.
Oeste de Minas: Arcos, Santo Antonio do Monte, Passos, São João Batista do Gloria, Fortaleza de Minas, Alpinópolis.
Triangulo Mineiro: Tapira, Araxá, Pratinha, Uberlândia, Carmo do Paranaíba, Serra do Salitre, Rio Paranaíba, Patos de Minas, Arapuá, Lagoa Formosa, Tiros, Matutina, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Presidente Olegário, Lagamar, Coromandel, Uberaba.
A Cemig esclarece que, desde o início da ocorrência, técnicos e engenheiros trabalharam para restabelecer o fornecimento de energia no menor prazo possível, evitando maiores transtornos para os seus consumidores.
De acordo com ONS, órgão responsável pela coordenação e controle da operação das usinas e do sistema de transmissão do País, no Sistema Interligado Nacional, as causas que originaram o desligamento estão sendo apuradas. A Cemig informa, ainda, que dados adicionais sobre a ocorrência podem ser obtidos na assessoria de imprensa do ONS.
Com informações da CEMIG