Apagão que afetou país deixou 27 cidades do Sul de MG sem energia

Segundo Cemig, interrupção de energia durou cerca de 50 minutos.
Operador Nacional do Sistema Elétrico informou falha em três regiões.



Pelo menos 27 cidades do Sul de Minas ficaram sem energia elétrica por cerca de 50 minutos na tarde desta terça-feira (4). Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), um distúrbio que teve origem no Sistema Interligado Nacional provocou a perda de carga e consequentemente a interrupção da energia elétrica por um período máximo de 56 minutos. Ao todo, foram 230 mil consumidores da empresa prejudicados.
Ainda conforme a Cemig, o desligamento ocorreu às 14h02 desta terça-feira, 4 de fevereiro, e o restabelecimento se iniciou a partir da determinação do ONS, às 14h48 e, às 14h58, todos os clientes afetados já tinha sido restabelecidos.
No Sul de Minas, foram afetados os municípios de Passos, São João Batista do Gloria, Fortaleza de MinasAlpinópolisBom SucessoIbiturunaItutinga, Santo Antonio do Amparo, São Tiago,NazarenoIjaciSantana do JacaréLavrasBaependiCaxambuConceição do Rio Verde,Soledade de MinasSão Tomé das LetrasJuruaiaMuzambinhoBom Jesus da Penha,Nova ResendeMonte BeloCabo VerdeSão Pedro da UniãoGuaxupé e Guaranésia.
De acordo com ONS, órgão responsável pela coordenação e controle da operação das usinas e do sistema de transmissão do País, no Sistema Interligado Nacional, as causas que originaram o desligamento estão sendo apuradas.
Falha nacional
O Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) informou que foi registrada nesta terça-feira (4) uma falha em uma linha de energia que liga o Norte ao Sudeste e que provocou falta de energia em partes das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O órgão não soube informar quantas pessoas foram afetadas pelo problema, que aconteceu às 14h03. De acordo com o ONS, a energia começou a ser restabelecida 35 minutos depois.
O Ministério de Minas e Energia convocou uma entrevista coletiva para as 17h30 onde mais informações sobre a ocorrência devem ser prestadas.
Confira a nota do ONS:
"Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa,
interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.
Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.
Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o
processo de recomposição das cargas desligadas.
Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis".
Do G1 Sul de Minas