Duas novas vacinas entrarão para o Calendário Nacional de Vacinação. A partir de março de 2014 a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) deverá ser ministrada em três doses em todas as meninas de 11 a 13 anos. Já a vacina contra a hepatite A estará disponível em dose única para todas as crianças de 12 meses até menores de dois anos.
O vírus HPV é um dos principais fatores de risco que levam ao surgimento do câncer de colo de útero. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil este é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres. Mesmo tendo alta incidência, a doença possui forte potencial de prevenção e cura, quando diagnosticada precocemente.
De acordo com a Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Márcia Regina Cortez, a vacinação contra o vírus HPV será importante aliada no trabalho de prevenção ao câncer. “O objetivo da vacinação será auxiliar na prevenção ao câncer de colo de útero, trabalhando como aliada ao exame preventivo e a ações educacionais de prevenção”, afirma.
A vacinação contra a hepatite A também deverá começar a partir do ano que vem, mas ainda sem data específica. Essa é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA e que afeta o fígado. Sua transmissão está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e higiene pessoal. “A hepatite A pode ser uma doença silenciosa e que atinge um índice alto de crianças. A vacinação vem integrar o combate às hepatites virais”, afirma Márcia Cortez.