As prefeituras do Sul de Minas no Facebook

Fan page da prefeitura de Caxambu em primeiro lugar no ranking de curtidas



O envolvente mundo da internet está cada vez mais presente em nossas vidas – blogs, podcasts, wikis, redes sociais – plataformas que possibilitam a interação com o mundo em tempo real criando novas maneiras de se comunicar, receber a informação, pesquisar e aprender.
Nesse cenário, ganha destaque a rede social Facebook, criada em fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, ex-estudante da Universidade de Harvard. Desde sua criação, o Facebook veio conquistando espaço em diversos países do mundo, e no Brasil em 2012, tornou-se a rede social mais acessada com mais de 36 milhões de usuários ativos segundo pesquisa da comScore[2].
Na esfera pública mais precisamente nas prefeituras, a tecnologia, permite ao cidadão uma melhor qualidade de vida e satisfação. Através das fan pages das prefeituras o internauta pode acompanhar as ações do governo, reivindicar, sugerir. É a possibilidade da interação, da propagação das notícias sempre renovada, onde seus usuários têm compartilhado de forma constante tudo o que é publicado neste espaço, de forma instantânea. As redes sociais são novas ferramentas que surgiram e possibilitam uma nova dinâmica da propagação das informações. 
Com base em informações do IBGE e análise de fan pages, apresentamos um perfil de interação entre as principais prefeituras do Sul de Minas e a população. 
Foram analisadas 23 cidades, tomando como base o quantitativo populacional e os dados coletados nas fan pages, como interação (compartilhamentos e comentários), periodicidade de postagens e atualizações de página. 

Confira abaixo os resultados:






A pesquisa foi feita com base nos últimos meses de 2013 e o mês de janeiro de 2014. 


Jornal I9 Minas/ Por Roberta Pimenta