Corte de ipê branco de 60 anos gera polêmica no Sul de Minas

Árvore havia sido plantada em 1956 em São Sebastião do Paraíso.
Segundo Codema, estrutura do ipê estava comprometida.

Moradores de São Sebastião do Paraíso(MG) estão indignados após o ipê branco de 60 anos da Praça Matriz ter sido cortado na última sexta-feira (3). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a árvore estava com a estrutura comprometida e havia risco de cair.
O ipê branco foi plantado em 1956 e foi batizado de “Árvore da Amizade”. Em 1977, um decreto a tornava imune de corte, mas, mesmo assim, a retirada foi autorizada pelo Conselho Municipal de Conservação do Meio Ambiente (Codema).  A secretária de Meio Ambiente de São Sebastião do paraíso, Yara Borges, apresentou um laudo elaborado que comprovava a necessidade do corte. Segundo o documento, a árvore estava com o tronco principal oco devido a ação de formigas e outros parasitas.
“A Guarda Municipal nos informou que a árvore tinha uma rachadura grande e que um acidente poderia acontecer. Nós acionamos técnicos que foram até o local, avaliaram o estado do ipê e constataram que o risco existia. Não tivemos como salvá-la e infelizmente tivemos que sacrificá-la”, afirma a secretária.
Como era e como ficou: corte do ipê branco gerou polêmica em São Sebastião do Paraíso (Foto: Johana Perrone)

De acordo com Yara, a prefeitura já está providenciando o plantio de um novo pé de ipê branco no local.

Do G1 Sul de Minas