Árvore havia sido plantada em 1956 em São Sebastião do Paraíso.
Segundo Codema, estrutura do ipê estava comprometida.
Moradores de São Sebastião do Paraíso(MG) estão indignados após o ipê branco de 60 anos da Praça Matriz ter sido cortado na última sexta-feira (3). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a árvore estava com a estrutura comprometida e havia risco de cair.
O ipê branco foi plantado em 1956 e foi batizado de “Árvore da Amizade”. Em 1977, um decreto a tornava imune de corte, mas, mesmo assim, a retirada foi autorizada pelo Conselho Municipal de Conservação do Meio Ambiente (Codema). A secretária de Meio Ambiente de São Sebastião do paraíso, Yara Borges, apresentou um laudo elaborado que comprovava a necessidade do corte. Segundo o documento, a árvore estava com o tronco principal oco devido a ação de formigas e outros parasitas.
“A Guarda Municipal nos informou que a árvore tinha uma rachadura grande e que um acidente poderia acontecer. Nós acionamos técnicos que foram até o local, avaliaram o estado do ipê e constataram que o risco existia. Não tivemos como salvá-la e infelizmente tivemos que sacrificá-la”, afirma a secretária.
![]() |
Como era e como ficou: corte do ipê branco gerou polêmica em São Sebastião do Paraíso (Foto: Johana Perrone) |
De acordo com Yara, a prefeitura já está providenciando o plantio de um novo pé de ipê branco no local.
Do G1 Sul de Minas