SES se prepara para enfrentar problemas gerados pelas chuvas

Técnicos da vigilância epidemiológica, urgência e emergência, assistência farmacêutica e hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) realizaram nesta sexta-feira, 27/12, uma vídeo- conferência com profissionais das regionais de saúde. O objetivo foi passar orientações referentes ao enfrentamento dos problemas de saúde e de desabastecimento de medicamentos que possam ser gerados em decorrência das fortes chuvas que estão atingindo algumas regiões do estado. Participaram as regionais de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Juiz de Fora.
s técnicos das regionais foram orientados sobre cuidados necessários para evitar doenças que possam ser causadas pela água de chuva e enxurradas, acidentes com animais peçonhentos, como solicitar vacinas e medicamentos para repor estoque perdido nas chuvas. De posse dessas informações eles estarão aptos a prestar auxílio às cidades afetadas pelas chuvas.
De acordo com a referência técnica da assistência farmacêutica, Ana Alice de Abreu, o objetivo da secretaria é facilitar o acesso dos municípios aos medicamentos e insumos, desburocratizando as solicitações. “É importante ressaltar que aqueles municípios que tenham tido seus estoques de medicamentos afetados pelas chuvas, podem contar com a SES. Basta o farmacêutico responsável entrar em contato conosco. Pode ser tanto pelo email: saf@saude.mg.gov.br, quanto pelo telefone (31) 3915-9867”, orientou.
Ações da SES
A SES também acaba de convocar voluntários para fazerem parte  da Força Estadual de Saúde para atuar nas cidades mais atingidas pelas chuvas. Dúvidas e ou outras informações pelos telefones: (31) 3915-9873 ou (31) 3915-9882 e pelo e-mailurgencia@saude.mg.gov.br.
Além disso, outras ações foram tomadas:
- A Vigilância em Saúde está monitoramento a ocorrência dos registros (enchentes e suas doenças e agravos decorrentes) junto à Defesa Civil, municípios e regional;
- Está sendo realizada a distribuição e acompanhamento de insumos como Hipoclorito de Cálcio 2,5% (desinfecção de água), vacinas e outros imunobiológicos e medicamentos ( antibióticos, anti-inflamatórios, antitérmicos, sais para reidratação e etc)
- Distribuição de materiais informativos com orientações de prevenção de doenças causadas pelas enchentes, como, leptospirose, hepatite A e acidentes com  animais peçonhentos.
- realização de vídeo conferências com o Ministério da Saúde e técnicos das regionais de saúde afetadas para alinhar e receber as orientações necessárias.
Força estadual de saúde
Em janeiro de 2012, o Governo de Minas constituiu, em caráter emergencial, criou a Força Estadual de Saúde. Os profissionais de saúde se deslocaram para os municípios que demandaram ou para os que foram indicados pela Defesa Civil. Os primeiros a receber a Força Estadual, foi Guidoval, Dona Euzébia, Belo Vale, Moeda, Governador Valadares, Miraí, Muriaé, Visconde do Rio Branco, Cataguases, Além Paraíba, Presidente Bernardes e Ponte Nova. Na sequência, Senador Firmino, Rio Casca e Guaraciaba. As equipes ficaram sob a coordenação da Defesa Civil Estadual e das secretarias municipais de Saúde. As equipes permaneceram no município, no mínimo cinco dias e, no máximo, 30 dias. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais doou, em 9 de janeiro, 11 ambulâncias, 10 Fiat Uno, 2 ambulância (doblô) e emprestou 2 caminhonetes 4x4 para o município de Guidoval, na Zona da Mata, uma das regiões mais afetadas com o período chuvoso. O município também recebeu 100 pares de botas. Outro apoio foi a doação de kits de medicamentos e insumos estratégicos, conseguidos pela SES junto ao Ministério da Saúde. Em apenas três dias, 256 profissionais de saúde se inscreveram como voluntários. Deste total, 11 foram médicos, 194 enfermeiros, 39 são psicólogos e 12, assistentes sociais.
Por Vívian Campos