Fábio Megda, de 17 anos, saiu de madrugada de MG para ir até a USP.
Portões serão fechados às 13h para início da primeira fase.
Fábio Megda, de 17 anos, saiu do interio de Minas Gerais para fazer a prova na USP (Foto: Flávio Moraes/G1) |
Os candidatos inscritos para a Fuvest na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), na Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo, chegaram cedo neste domingo (24) para a prova da primeira fase do vestibular 2014 da Universidade de São Paulo (USP). Embora o horário de abertura dos portões seja 12h30, a partir das 11h15 o movimento já era grande no local. A prova começa às 13h e tem cinco horas de duração.
Um dos primeiros candidatos a chegar foi Fábio Megda, de 17 anos. Acompanhado do pai, o lavrador Murilo Megda, o jovem, que mora em Campo do Meio, uma cidade do interior de Minas Gerais, disse que saiu de casa às 5h e percorreu 400 km até o local de provas.
É a primeira Fuvest de Fábio, que ainda está no segundo ano do ensino médio e se inscreveu no Pasusp, programa de avaliação seriada que dá bônus a estudantes de escolas públicas. "Posso acumular até 5% de bônus neste ano", explicou o estudante que sonha em cursar engenharia civil na Escola Politécnica da USP. Ao descobrir o programa na internet, Fábio, que é o filho mais novo de Murilo, decidiu se inscrever para aumentar as chances de ser aprovado no curso e se tornar o primeiro dos três irmãos a cursar o ensino superior. "É bem concorrido, às vezes dá dúvida, mas estou confiante", disse.
Outra candidata que chegou cedo para a primeira fase da Fuvest foi Caroline Barbosa, de 17 anos. Acompanhada da mãe, a professora Morgana Sales, e do padrasto Gilvan Caetano, a jovem que está prestes a concluir o ensino médio tenta a USP como primeira opção para o ensino superior. Interessada em design gráfico, curso que na USP é oferecido no campus da Zona Leste, a estudante do Campo Limpo, na Zona Sul, não se desanima com a distância e diz que seu objetivo é estudar em São Paulo. Mas, caso não passe, a jovem também fez o Exame Nacional do Ensino Médio para disputar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Lavras (Ufla).
Segundo a jovem, neste domingo a matéria mais temida é física. "Física principalmente, e matemática", disse a jovem, que admitiu ter conseguido pegar no sono só de madrugada por causa do nervosismo. Para garantir a energia, ela trouxe bolachas, água e leite achocolatado.
Alexander dos Santos Sena descansa antes da prova da Fuvest na FEA-USP (Foto: Flávio Moraes/G1) |
Apesar de querer seguir uma carreira em exatas, o estudante Alexander dos Santos Sena, de 19 anos, também acredita que terá mais dificuldade com as questões de física. "Sou melhor em português, história e acho que matemática. Em física acho que vou mais ou menos", contou ele. Mais tranquilo que Caroline, Alexander aguardou a abertura dos portões sentado na fachada do prédio e vestindo meia e chinelos. O jovem explicou que prefere estudar sem sapatos e preferiu fazer a prova com mais conforto.
Inscrito para disputar uma vaga no curso de astronomia, oferecido pelo Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG), na Cidade Universitária, Alexander conta que fará a prova no local em que estudou o ano todo. Matriculado no cursinho da FEA, ele disse ter estudado em casa por cerca de três horas diárias durante o ano, além das aulas do cursinho no período vespertino.
Morador de Embu das Artes, ele disse que saiu cedo de casa prevendo trânsito, mas acabou chegando em meia hora ao local de prova. Mesmo preocupado com as questões de física, ele se diz confiante da aprovação na primeira fase, em que enfrenta a concorrência de 17 candidatos por vaga. "No meu curso a nota de corte não é muito alta, no ano passado foi de 44 pontos", afirmou.
Candidatos aguardam abertura dos portões na FEA-USP (Foto: Flávio Moraes/G1) |
Recorde de inscritos
A Fuvest aplica na tarde deste domingo (24) a primeira fase do vestibular 2014 para a Universidade de São Paulo (USP). Esta edição do processo seletivo tem número recorde de inscritos –mais de 172 mil estudantes se inscreveram para as 11.057 vagas de cursos da USP e 100 vagas do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. As provas serão aplicadas em 32 cidades.
A Fuvest aplica na tarde deste domingo (24) a primeira fase do vestibular 2014 para a Universidade de São Paulo (USP). Esta edição do processo seletivo tem número recorde de inscritos –mais de 172 mil estudantes se inscreveram para as 11.057 vagas de cursos da USP e 100 vagas do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. As provas serão aplicadas em 32 cidades.
Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Não serão admitidos retardatários, e aprova terá duração de cinco horas. Para realizar a prova, os candidatos devem portar um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 2, borracha. Não é necessário levar algum comprovante de inscrição, e não será permitido usar papeis para anotações no decorrer do exame. Os candidatos poderão levar água e alimentos leves para dentro da sala de provas.
Após o término da prova, o G1 trará a correção comentada de todas as questões, feita pelos cursos pré-vestibulares Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas. A Fuvest deve divulgar o gabarito oficial no início da noite deste domingo.
A primeira fase tem 90 questões de múltipla escolha sobre conteúdos das matérias do currículo do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. De acordo com a Fuvest, algumas questões podem ser interdisciplinares. Os candidatos precisam passar pelo menos três horas na sala de provas antes de poderem entregar a folha de respostas.
Calendário
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 16 de dezembro, assim como os locais de prova dos candidatos convocados para a segunda fase.
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 16 de dezembro, assim como os locais de prova dos candidatos convocados para a segunda fase.
As provas da segunda fase acontecerão nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014. No primeiro dia, todos os candidatos deverão fazer uma prova com dez questões de português e uma redação. No dia 6 será aplicada uma prova de 16 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. O terceiro e último dia da segunda fase terá 12 questões dissertativas, mas o conteúdo varia de acordo com a carreira escolhida pelo candidato, e pode abordar entre duas ou três disciplinas.
CRONOGRAMA DA FUVEST 2014
| |
---|---|
1ª fase
|
24 de novembro
|
2ª fase
|
5 de janeiro (10 questões de português e redação)
6 de janeiro (16 questões de conhecimentos gerais) 7 de janeiro (12 questões de conhecimentos específicos) |
Primeira chamada
|
1º de fevereiro
|
Matrícula
|
4 e 5 de fevereiro (online)
12 e 13 de fevereiro (presencial) |
Fonte: Fuvest
|
Na segunda fase, o candidato deverá levar régua e uma foto 3x4 que poderá ser solicitada pelo fiscal. Para as provas que contenham questões de matemática, poderá levar também esquadros, transferidor e compasso.
A primeira chamada será feita no dia 1º de fevereiro de 2014. A matrícula online será nos dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será em 12 e 13 de fevereiro.
Concorrência e bônus
O curso de medicina do campus da USP em Ribeirão Preto é o mais concorrido e com maior demanda do vestibular 2014 da Fuvest. A concorrência é de 62,91 candidatos por vaga. Em segundo aparece o curso de medicina em São Paulo com 58,57. O terceiro curso mais concorrido é o de engenharia civil no campus de São Carlos com 50,85 candidatos por vaga.
O curso de medicina do campus da USP em Ribeirão Preto é o mais concorrido e com maior demanda do vestibular 2014 da Fuvest. A concorrência é de 62,91 candidatos por vaga. Em segundo aparece o curso de medicina em São Paulo com 58,57. O terceiro curso mais concorrido é o de engenharia civil no campus de São Carlos com 50,85 candidatos por vaga.
Do total de inscritos, 65.224 são oriundos de escola pública e 37.838 se autodeclararam pretos, pardos e indígenas no ato da inscrição, e vão poder concorrer ao bônus de 5% na nota. Em julho, a USP aprovou os bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp), voltado para alunos oriundos de escolas públicas, que podem chegar a até 20%, sendo calculados segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do vestibular da Fuvest e assim será aplicado na segunda fase.
Além do aumento do bônus, um novo grupo de beneficiados foi criado: pretos (denominação utilizada pelo IBGE), pardos e indígenas (PPI) que tenham realizado integralmente o ensino básico em escolas públicas, poderão receber até 5% a mais, totalizando 25%, dependendo do desempenho na prova da primeira fase.
O Conselho Universitário da USP, aprovou como meta que, até 2018, 50% de alunos matriculados, em cada curso e em cada turno, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e, dentro desses 50% de matriculados oriundos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas (PPI) deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do IBGE. Neste ano, 28,5% dos calouros que se matricularam no primeiro semestre terminaram o ensino médio na rede pública.
Do G1, em São Paulo