Professores de Caxambu em luta pelo reajuste do piso salarial

 




Com o objetivo de ser reconhecidos e respeitados pelo trabalho prestado a educação, professores da rede municipal de ensino de Caxambu se mobilizam para reivindicar o cumprimento da Lei Nacional do Piso que estabeleceu o aumento de 33,24%.

O piso é lei e não existe a possibilidade de negociar, conforme ratificam os professores. O governo oficializou em 4 de fevereiro o aumento do piso salarial de professores da rede pública de educação básica
O Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) teve a maior correção desde o surgimento da Lei do Piso em 2008.
Pela Lei 11.738 de 2008, já regulamentada, a disposição está prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). A lei estabelece, ainda, que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.



Carta aberta à população caxambuense

A valorização do professor é o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade. A atuação do docente tem impacto dentro e fora de sala de aula, seja no desempenho dos estudantes, na qualidade da escola e no progresso do país.
Quem conhece e convive com algum professor sabe como é grande a demanda de trabalho.
A casa do professor é literalmente a extensão da escola. Muitas vezes, o professor abre mão do seu descanso e lazer para poder proporcionar o melhor aos seus alunos. Quem nunca viu um professor recortando, lendo, corrigindo ou estudando nos mais variados locais ?
O amor à profissão é imprescindível, mas a valorização é essencial..
E esse é o motivo da nossa luta.
Muitos acham injusto o salário do professor, mas só quem é ou acompanha de perto sabe o quanto ele é merecedor de cada centavo e, muitas vezes, ainda compartilha desse salário para proporcionar algo aos seus alunos.
Assim como existe o salário mínimo, existe um piso salarial nacional para os professores, que é regulamentado por lei desde 2008.
O piso é o mínimo que um professor deve receber e se existe uma Lei que estabelece um piso, nada mais justo que os nossos reajustes sejam de acordo com esta lei.
Muitas reuniões e tentativas de acordo com a prefeitura já aconteceram, mas, até o presente momento, houve apenas uma proposta por parte do executivo municipal, mas que não contempla toda categoria.
Nós professores não queremos um aumento diferenciado, que seja visto como algo injusto por outras categorias. Queremos apenas que a lei seja cumprida, visto que os recursos do FUNDEB dão total condição ao município para isto.
É triste ter que lutar por algo que deveria ser automático, que é assegurado por lei!
Mas seguimos firmes e contamos com o seu apoio, pois QUEM LUTA EDUCA!
Professores da Rede Municipal de Educação de Caxambu - MG
Sind-UTE/MG-Subsede Caxambu