A instalação faz parte de um projeto que vai colocar placas fotovoltaicas em 25 escolas e creches do município.
A Escola Municipal Professor Wanderlei Bueno de Oliveira é a primeira escola de Varginha a produzir energia elétrica por meio de energia solar. A instalação faz parte de um projeto que vai colocar placas fotovoltaicas em 25 escolas e creches do município.
Na escola foram instalados 222 módulos fotovoltaicos. Ao todo, estão sendo gerados 12 mil kw/h, o que corresponde 25% do consumo total de energia da Secretaria de Educação.
Segundo o coordenador do projeto, Pedro Gazzola, outras cinco usinas já estão em fase de conclusão. A previsão é que o programa de instalação de energia solar seja concluído no segundo semestre do ano.
“O nosso projeto estabelece três estratégias importantes. A primeira foi a troca de toda iluminação da cidade, 18 mil luminárias com uma economia de energia de 52%. A segunda foi a troca de toda iluminação de todas as escolas e creches do município. A terceira foi a instalação das placas fotovoltaicas em 25 escolas do município de Varginha, que vão gerar 75 mil kw/h de energia com economia de R$ 75 mil”, explicou Pedro.
Ainda de acordo com o coordenador, além de gerar economia de energia, o projeto é importante para ensinar educação ambiental para os estudantes.
“É uma energia limpa, renovável que vai fazer nossos alunos entenderem a questão ambiental, que é uma energia do sol, infinita. Isso é muito bom pra educar nossas crianças e economia de energia para o município”, finalizou.
Fonte: G1 Sul de Minas