Remake de Pantanal estreia com ator sul-mineiro no elenco

 



Guito Souza vai interpretar o peão violeiro Tibério, que na versão original foi interpretado por Sérgio Reis.


O violeiro lavrense Diogo de Brito Souza, o Guito (foto), se prepara para interpretar um dos papéis mais icônicos da teledramaturgia brasileira, Tibério, vivido pelo cantor Sérgio Reis, na novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Manchete, em 1990. O remake será feito pela TV Globo.

Ele participou de um show da dupla Maurício Viola e Wendel (foto), na noite deste sábado, no encerramento da 13ª edição da Mostra Cultural, promovido pela Secretária de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura de Lavras.

O músico de 37 anos estudou Agronomia na Universidade Federal de Lavras (Ufla), trabalhou como executivo na empresa Verde Campo, entre várias outras. Depois retornou para Araxá, onde reside, para investir na carreira como músico. “Foi quando eu abandonei o terno e a gravata”, brinca.

Guito caiu literalmente na estrada com sua Ford Rural, que serve de casa e palco, para levar as suas músicas os quatro cantos do Brasil. Ele também mantêm um ecommerce (www.alqueire.cafe) que comercializava alimentos regionais de pequenos produtores brasileiros para não depender somente da música.

“Eu queria valorizar o produtor brasileiro e não depender somente da música para sobreviver. Para mostrar o novo folk que eu faço, eu precisava ter essa liberdade”, esclarece.



Percurso

Conseguir o papel apara viver Tibério no remake de Pantanal no horário mais nobre da TV Globo, foi, como ele afirma, “provocar o acaso”. Ele percorreu um longo caminho até chegar à pesquisadora de elenco da TV Globo, Priscila Lobo, que lhe abriu as portas para fazer vários testes. Um processo que demorou dois anos para ser concluído.

“Essa novela marcou a minha geração. Eu assisti pelo menos umas cinco vezes. Ela mostra um Brasil profundo e verdadeiro. Esse personagem eu construí ao longo da minha vida. Trata-se de um gerente de fazenda que monta cavalo, que toca viola, violão e berrante. É uma honra e uma responsabilidade interpretar esse papel que foi do Sérgio Reis”, afirma.

Amigo do instrutor e treinador de cavalos Marquinho Vilela, Guito tem intimidade com os animais. “A produção da novela me perguntou se eu montava cavalo. Eu disse que se precisasse fazia até ele cantar”. O cantor vai contracenar com José Loreto (Tadeu), Leandro Lima (Levi), Gabriel Sater (Trindade), Marcos Palmeira (José Leôncio).

Guito é filho do casal Magno Souza (Nuna) e Claudia Brito, irmão de Rubens (Rubão) e Rafael (Cabelo) e primo do lavrense Ricardo Rogério de Brito (Alemão), ex-jogador da Seleção Brasileira. Ele falou da emoção de retornar para a Terra dos Ipês e das Escolas.

“Quando venho para Lavras eu caminho a pé da Praça da Estação até a rodoviária. É uma forma de reencontrar a cidade. Com o período de pandemia, eu tenho vindo mais para visitar meus pais, que praticamente têm ficado mais na roça. Participar da Mostra Cultural é uma honra”, finaliza.
Fonte: Lavras 24 Horas