Prefeituras publicaram decretos com as medidas; no entanto, o uso das máscaras em locais fechados segue obrigatório.
Mais duas cidades do Sul de Minas anunciaram na tarde desta quinta-feira (10) a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos. As prefeituras de Machado e de Passos publicaram decreto com as medidas. No entanto, o uso das máscaras em locais fechados segue obrigatório.
Mais cedo, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomendou aos municípios que retirem a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos a partir do próximo sábado (12). Segundo o secretário Fábio Baccheretti, a posição do estado é apenas uma recomendação, e as prefeituras têm autonomia para decidir sobre o uso de máscara.
Em Machado, a prefeitura anunciou que o uso das máscaras de proteção em espaços abertos não será mais obrigatório a partir desta quinta. A prefeitura diz que apesar da queda da obrigatoriedade, a escolha de usar ou não a máscara em ambientes abertos é pessoal.
Além disso, recomenda-se que imunodeprimidos, pessoas com comorbidades de alto risco, que apresentam síndrome gripal ou que ainda não completaram o esquema vacinal continuem usando máscara em todos ambientes. A proteção segue obrigatória em em espaços fechados e a exigência do passaporte vacinal continua em vigor.
Já o decreto divulgado pela Prefeitura de Passos ressalta que fica dispensada a obrigatoriedade do uso das máscaras em "ambientes completamente abertos", ficando facultativo o seu uso. A máscara segue obrigatória na cidade para ambientes fechados.
Pouso Alegre foi a primeira cidade da região a tirar a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes abertos. A Prefeitura de Caldas também publicou decreto removendo a necessidade do uso das máscaras.
Fonte;G1 Sul de Minas