Região Sudeste deve ter chuvas fortes neste domingo, alertam Inmet e Defesa Civil
Temporais podem ser acompanhados de ocorrências de alagamentos, inundações e enxurradas e de deslizamentos de terra em áreas de encosta.
A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta de perigo de chuvas intensas para a região Sudeste neste domingo.
Segundo o órgão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica a possibilidade de ventos fortes, entre 60 e 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os temporais podem ser acompanhados de ocorrências de alagamentos, inundações e enxurradas e de deslizamentos de terra em áreas de encosta. O volume de chuvas previsto pelo Inmet é acima de 100 milímetros por dia.
O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) monitora a evolução dos avisos em tempo real. As regiões que podem ser afetadas já foram notificadas pelo órgão.
“O cenário para os estados da região é de vulnerabilidade”, disse Estael Sias, meteorologista da MetSul, em entrevista à CNN neste domingo. “Os rios estão altos, o solo ainda não se recuperou de todo o aguaceiro de janeiro, e vai voltar a chover em grande quantidade e por vários dias, praticamente a semana toda”, diz.
No estado de São Paulo, as áreas de atenção englobam a Região Macrometropolitana, o Vale do Paraíba e as localidades em torno de Presidente Prudente, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Assis e Bauru.
No estado do Rio de Janeiro, devem ficar atentos os moradores da Região Metropolitana, além de quem vive no noroeste, centro, sul e norte fluminense. Já no Espírito Santo, as áreas de atenção são a central, sul e noroeste.
“É importante que a população fique atenta e acompanhe a difusão de outras informações nas redes sociais e pelos alertas enviados por SMS. É importante, também, procurar orientações nas defesas civis municipais e estaduais, que precisam ter um planejamento para as ocorrências de chuvas fortes. O ideal é mapear as localidades com maior risco e, se necessário, fazer evacuação preventiva”, afirmou o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.
Segundo o Inmet, haverá atuação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – quando uma faixa de nuvens fica praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas na mesma área, por pelo menos quatro dias. Desta vez, a ZCAS ficará sobre o estado de Minas Gerais e também terá reflexos em partes do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.
No Sul do Brasil, uma frente fria atua sobre a região e vai deixar as nuvens carregadas em todos os estados. Na região noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná, deve chover na maior parte do dia. A região também pode ter queda de granizo e rajadas de ventos que podem chegar a até 80 km por hora.
Na região Centro-oeste, a previsão é de que ocorra períodos com sol e pancadas de chuva em praticamente todas as áreas, que podem variar de moderadas a fortes. Áreas de instabilidades que ganham força sobre o Sul do Brasil e também no Paraguai devem provocar chuvas no sul de Mato Grosso do Sul, o que aumenta o risco de temporais.
No Norte do país, o tempo será instável e apresentará períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente na parte da tarde e à noite, em todos os estados. Essas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade no litoral do Amapá e também no litoral e centro-oeste do Pará. A tendência é que essa chuva ocorra com mais frequência. Pode chover forte, exceto em Roraima.
Quase todas as áreas da região Nordeste podem ter pancadas de chuva neste fim de semana, mas vão variar de intensidade dependendo da região.
Fonte: CNN