Carnaval antecipado é tombado como patrimônio histórico imaterial e costuma atrair cerca de 20 mil pessoas para a cidade.
O prefeito de Aiuruoca (MG), Erlisson Vitor Lopes, conhecido como Erlisson do Carlinhos, anunciou na tarde desta sexta-feira (10) o cancelamento do réveillon e do carnaval antecipado de 2022, o Aiurufolia. De acordo com o prefeito, a ação foi tomada levando em consideração o trabalho no combate à pandemia e diante uma possível nova onda, sendo “uma medida de cautela diante de um cenário incerto”.
+ Sobe para 54 número de cidades que cancelaram festas de réveillon e carnaval de 2022
“O governo municipal, desde o início do Coronavírus, tem se preocupado em tomar medidas sempre pautadas em critérios técnicos para combater a doença. O cenário incerto da pandemia faz com que tenhamos cautela e sejamos prudentes, permanecendo vigilantes em resguardar a saúde e a vida dos cidadãos aiuruocanos”, disse o prefeito.
O pré-carnaval é tombado como patrimônio histórico imaterial da cidade. Uma semana antes do carnaval oficial, a cidade prepara quatro dias de folias, com show, blocos e até matinê.
“Mesmo que nossos índices sigam bastante satisfatórios, ainda assim precisamos colocar a segurança sanitária em primeiro lugar. É necessário prudência e compaixão por tantas vidas perdidas. Festas podem ser adiadas, vidas devem ser preservadas. Por isso, cancelaremos o nosso réveillon e o nosso tradicional carnaval antecipado, pois eventos desse porte não são adequados a realidade que ainda vivemos”, completou o prefeito.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade tem 363 casos confirmados, sendo que 10 evoluíram para óbito e 353 se recuperaram, ou seja, não há nenhum caso ativo no município de pouco mais de 4 mil habitantes.
“Nosso foco principal é preservar as conquistas adquiridas com amplo trabalho de vacinação, somando as ações de combate à Covid-19, realizadas pelo governo municipal, bem como contribuir para que novas ondas de contaminação não alcancem o nosso município”, acrescentou o prefeito.
Com tradição de 84 anos, Aiuruoca costuma atrair 20 mil pessoas no pré-carnaval. A cidade é rica em cachoeiras, trilhas e locais históricos, possuindo muitos atrativos para os visitantes.
“Acreditamos que em breve poderemos voltar a realizar esses eventos e tantos outros que são marcas registradas de nossa terra. Na esperança da compreensão e colaboração de todos, reforçamos a necessidade de permanecermos atentos às medidas de prevenção, aos protocolos de saúde, ao uso de máscaras e distanciamento social”, encerrou o chefe do Executivo.
Réveillon mantido
As comemorações de aniversário da cidade e réveillon estão confirmadas em Seritinga (MG). A informação foi confirmada pelo prefeito Marquinho (DEM). O aniversário de Seritinga é celebrado anualmente no dia 30 de dezembro. Seguindo a tradição, as comemorações emendam com o réveillon e shows são promovidos gratuitamente à população e visitantes. Será obrigatória a comprovação da vacinação contra a Covid-19.
Carnaval mantido
A Prefeitura de Caxambu, por outro lado, manteve a realização de festividades de carnaval em 2022. A administração municipal ainda estuda o formato em que o evento irá ocorrer. A medida é pensada, segundo o Poder Executivo, para que a cidade possa manter o baixo índice de casos de Covid-19.
Fonte: G1 Sul de Minas