Conta de luz mais cara a partir desta quarta-feira

 




A sobretaxa cobrada na conta de energia elétrica aumenta a partir de hoje 49,6%


Prepare os bolsos, isso porque a conta de luz ficará bem mais cara a partir de hoje, dia primeiro de setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou, ontem, terça-feira, dia 31, nova taxa extra nas faturas de energia elétrica, no valor de R$ 14,20 para cada 100 kWh consumidos.

O valor, que será cobrado a partir de hoje, quarta-feira, dia primeiro é 49,6% maior que o de R$ 9,49 da bandeira vermelha patamar 2 que estava em vigor. Com isso, em média, as faturas ficarão 6,78% mais caras, segundo a agência. A vigência da nova tarifa vai até abril de 2022. Além disso, o governo anunciou um programa para estimular os consumidores a reduzir o consumo.

Para justificar o aumento, o governo alegou que o país está passando por uma grave crise hídrica, a pior dos últimos 91 anos e que exigiu que o sistema de geração de energia tivesse ajuda de usinas termelétricas, cujo custo de operação é bem mais alto. O Brasil também está importando energia de países vizinhos e pagando em dólar.

Ontem à noite o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV para explicar as novas medidas. Segundo ele, a escassez de água é "preocupante", e o país vive uma "conjuntura desafiadora". Segundo o ministro, a crise hídrica se agravou recentemente, implicando numa perda de carga no sistema elétrico equivalente ao necessário para suprir o consumo de uma cidade como o Rio de Janeiro por cinco meses.

Este aumento terá reflexo na inflação, visto que quase tudo depende da energia elétrica e o custo certamente será repassado aos consumidores.

Fonte: Jornal de Lavras