Itajubá confirma primeiro caso de paciente com variante delta na cidade

 



Amostra analisada no Hospital Albert Einstein confirmou a presença da P.1 na cidade. Aumento de casos no último pode ter ligação com presença da variante.

A prefeitura de Itajubá confirmou, na tarde desta segunda-feira (23), o primeiro registro da variante delta do coronavírus na cidade. A confirmação foi feita pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte, que identificou a presença do vírus em um paciente de 37 anos, que mora na cidade.

Segundo a prefeitura, o paciente de Itajubá relatou ter recebido, no início de agosto, a visita de um parente da cidade de Brasília (DF). Tanto o paciente quanto seus familiares, que foram contaminados, já se recuperaram e passam bem.

A prefeitura alerta para que a população redobre os cuidados para evitar o aumento nos casos de infecção pela nova cepa do coronavírus, identificada inicialmente na Índia. Ela é considerada mais contagiosa que outras variantes do vírus, e tem obrigado vários governos a intensificarem as medidas de restrição para evitar novas ondas de contaminação.

Aumento de casos na cidade

De acordo com a Prefeitura de Itajubá, a confirmação da variante foi fator determinante para o aumento do número de casos de COVID-19 na cidade, principalmente no último mês de março.

O tempo de hospitalização dos pacientes e a alta do número de óbitos em Itajubá, índices semelhantes aos da capital do Amazonas, também chancelam o resultado do teste e reforçam a presença da nova variante.

De 1º de março a 24 abril Itajubá teve um aumento de 88% de novos casos de COVID, passando de 3.758 para 7.061. Já o número de mortes teve um aumento de 177%, passando de 117 para 325 óbitos no período.



Prefeitura alerta a população

A presença da P.1 de Manaus em Itajubá acende o alerta para a população redobrar os cuidados, afim de evitar a infecção pela nova cepa do coronavírus, especialmente por se tratar de uma variante ainda mais contagiosa e potencialmente perigosa.

Atente-se aos cuidados: pratique o distanciamento social, use máscaras, evite tocar olhos e boca e higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Diante da confirmação da variante, o município solicitou ao Governo de Minas Gerais o sequenciamento do genoma completo do vírus SARS-CoV-2, mas ainda aguarda resposta
Fonte: Estado de Minas