Cidades começam a emitir novos decretos para que medidas da fase com menos restrições do plano estadual passem a valer. São Lourenço e Itajubá já divulgaram o avanço à onda verde.
As flexibilizações da onda verde do Minas Consciente começam a valer neste sábado (7) no Sul de Minas. O avanço da região ocorre após permissão do Governo de MG concedida no meio desta semana. Para que medidas passem a valer, novos decretos precisam ser publicados pelas prefeituras.
No Sul de MG, São Lourenço e Itajubá já divulgaram a adesão à fase com menos restrições do plano elaborado pelo governo estadual.
A Prefeitura de São Lourenço emitiu o novo decreto na sexta-feira (6). O documento permite a realização de eventos com até 12 horas e flexibiliza o horário de atendimento do comércio.
O mesmo tipo de permissão também ocorre em Itajubá. A quantidade máxima de pessoas nos eventos em ambientes fechados é de até 50% da capacidade e a metragem referência nos ambientes é de 4 m² para cada cliente.
Avanço para onda verde
Segundo o comitê, o avanço foi permitido, pois indicadores como ocupação de leitos e positividade para o coronavírus melhoraram nos últimos 21 dias. Nos últimos 14 dias, a taxa de incidência da doença caiu 10% em todo o estado.
A região Nordeste entrou na onda amarela, onde permanecem as regiões Leste, Leste do Sul e Triângulo do Norte. Já o Triângulo do Sul é a única macrorregião que segue em situação crítica e por isso vai permanecer na onda vermelha.
Segundo o governo, nas últimas quatro semanas, os pedidos de internações por Covid-19 tiveram queda média de 30%. Em todas as idades, menos pessoas deram entrada nas unidades de saúde e hospitais por causa da doença.
Para o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, isso é reflexo da vacinação que tem avançado em Minas Gerais.
“Julho foi o mês em que Minas recebeu mais vacinas. Isso gera impacto direto sobre a população. Mais gente vacinada, menos internações e menos mortes. Ultrapassamos a marca de 10 milhões de primeiras doses aplicadas no estado recentemente, e a imunização deve continuar avançando em agosto”, destacou.
Fonte: G1 Sul de Minas