Asilo de Santa Rita do Sapucaí que teve surto de Covid-19 chega a 10 mortes

 

Ao todo, 23 idosos e 4 funcionários se contaminaram embora já tivessem tomado duas doses da vacina contra Covid-19.



Subiu para 10 o número de idosos mortos por conta da Covid-19 no asilo de Santa Rita do Sapucaí que teve um surto da doença no final de julho.

A informação é da Prefeitura da cidade, que atualizou os números na tarde desta terça-feira, 10. A casa de repouso enfrenta um surto de Covid-19 desde o final do mês de julho. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, 23 idosos e quatro funcionários se contaminaram.

Como todos já haviam tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19, a maioria teria desenvolvido apenas a versão leve da infecção. Ainda assim, sete idosos morreram. Os demais, com sintomas leves, permanecem isolados e passam bem. O mesmo ocorre com o quatro funcionários infectados.

Conforme a última atualização da Prefeitura de Santa Rita, dentre os contaminados, 13 pessoas já estão recuperadas e uma segue internada. Estão em avaliação outros três casos suspeitos.



Relembre o caso

De acordo com o município, a notificação do primeiro caso, que teria desencadeado o surto, ocorreu em 14 de julho. Uma semana depois, quatro idosos apresentaram sintomas, revelando a disseminação do vírus no lar.

Como ocorre na maior parte dos asilos, o lar de idosos de Santa Rita do Sapucaí também estava fechado para visitas desde o início da pandemia. A instituição abriga 74 internos, sendo 45 homens e 29 mulheres.



Os protocolos sanitários, de acordo com o asilo, são rígidos. Os funcionários deixam seus uniformes no local e a prefeitura mantém assistência com testes constantes. A instituição ainda teria passado por vistorias sanitárias, recebido EPIs e treinamento para os funcionários, informou a Prefeitura.



As vacinas não funcionaram?

Tomar a vacina não significa que uma pessoa não possa ser infectada pelo vírus. Os imunizantes em uso no país têm eficácias variáveis contra o vírus (nenhuma chega a 100%). Mas, além de proteger contra a infecção, eles também garantem que aqueles que são contaminados tenham uma resposta imune mais eficaz, reduzindo casos graves da doença e internações.

Esse efeito amenizador da vacina está sendo sentido pelos pouso-alegrenses na prática. Com cerca de 50% da população já vacinada com ao menos uma dose da vacina, a cidade tem registrado queda em todos os indicadores da pandemia, com efeitos positivos sentidos, principalmente, nos hospitais, onde não há mais alas lotadas e a ocupação relativa é a menor dos últimos cinco meses.

Em resumo, se os idosos do asilo não tivessem sido imunizados, o número de vítimas fatais e de casos graves da doença poderia ter sido maior.

Também é importante lembrar que a imunização tem ação coletiva, com efeito concreto produzido a partir da vacinação em massa. Portanto, enquanto ela não alcança um número suficiente de pessoas para reduzir drasticamente a circulação do vírus, medidas como distanciamento social, uso de máscara e higienização são fundamentais para a superação da pandemia.
Fonte: Rede Moinho