Prefeituras estão anunciando medidas a serem tomadas com a chegada da massa de ar polar

 


Prefeituras de Poços de Caldas e Pouso Alegre anunciaram que vão intensificar a abordagem às pessoas em situação de rua, após alerta de queda brusca de temperatura

O Jornal de Lavras questionou ontem, segunda-feira, dia 26, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Lavras, se aquele órgão tem o planejamento de acolhimento das pessoas que estão vivendo em sitação de rua no município, visto que esta semana uma massa de ar polar vai trazer muito frio, chegando até a Região Norte do Brasil. No Sul de Minas estão previstas temperaturas negativas e muita geada.

O jornal também questionou a Secretaria Municipal de Saúde, se existe algum plano emergencial de atendimento, visto que é sabido que se tem um aumento exponencial de doenças respiratórias que afetam principalmente idosos e crianças em períodos como este.

Também questionou a Defesa Civil se tem um projeto elaborado para esta situação.

Na manhã de hoje, terça-feira, dia 27, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lavras respondeu que as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Defesa Civil participavam de reuniões durante a manhã de hoje, para definição desses projetos.

A assessoria informou ainda que hoje, no período da tarde, as medidas tomadas serão divulgadas. Sobre o questionamento a Secretaria Municipal de Saúde não obtivemos resposta ainda.

Ontem as prefeituras de Poços de Caldas e de Pouso Alegre anunciaram que vão adotar medidas de atendimento às pessoas em situação de rua e encaminhá-las a abrigos. Estas duas cidades tomaram providências tão logo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), com base nas informações meteorológicas do Sistema Nacional de Meteorologia (Inmet), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), distribuiu ontem, na manhã de segunda-feira, dia 26, um alerta de Frio Intenso a partir de amanhã, quarta-feira, dia 28, com agravamento na quinta e sexta-feira.

Vale lembrar que qualquer providência a ser tomada para evitar até mortes em decorrência do frio, tem que ser tomada hoje, pois amanhã começa o frio na região do Sul de Minas, de acordo com a previsão.

Fonte: Jornal de Lavras