Manhã de geadas no Sul de Minas; umidade do ar segue baixa em todo o Estado

 


Termômetros marcaram 0,3°C negativos em alguns municípios no Sul, e quem acordou cedo pode ver os carros 'congelados'.

Minas Gerais permanece com frio intenso até o fim da semana, e em algumas regiões as temperaturas continuam marcando abaixo de zero, causando fortes geadas que, para os moradores, deram a sensação de estar 'nevando'. A umidade do ar continua em índices críticos nas áreas mais quentes do estado, devido a falta de chuvas.

De acordo com a Rede Municipal de Estações Meteorológicas e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Sul de Minas amanheceu com baixas temperaturas e geadas fortes pela manhã.  Em Maria da Fé, no Bairro Sítio da Lage, os termômetros chegaram a 0,3°C negativos. Na Reserva, que fica na zona rural, o clima chegou a -1,6°C.

Já em Monte Verde, as primeiras horas do dia foram de frio intenso e muita geada, que encobriu os carros.

Ainda segundo o Inmet, a temperatura mínima registrada em Belo Horizonte foi de 10,3°C, na estação meteorológica da Pampulha, enquanto a máxima permanece estável e deve chegar somente aos 24°C, com céu claro e poucas nuvens nesta quinta (8/7).

A umidade do ar na capital continua nos 30% no período de maior aquecimento. Entretanto, no Triângulo Mineiro, as temperaturas estão em torno de 30°C desde o início da semana, e com isso a umidade permanece em 20%, nível considerado pelos meteorologistas como crítico, pois pode dificultar a respiração. É recomendado manter a hidratação, bebendo muito líquido.

Nas outras regiões do Estado, o céu fica parcialmente nublado na Faixa Leste, e no restante, o sol aparece entre nuvens. Não há previsão de chuvas para Minas nesta quinta-feira.

A maior temperatura do Estado deve ser registrada na Região do Extremo Norte, no município de Montalvânia, com os termômetros chegando aos 33 °C até o fim do dia.