Informação falsa, que começou a ser repassada nos aplicativos de mensagens, fala de variante "P1 indiana", quando na verdade, a cepa vinda da Índia é a "P4".
Um áudio que circula pelos aplicativos de mensagens diz que Itajubá, tem um caso confirmado da "variante P1 indiana" do coronavírus. A mensagem traz um grave erro de informação, já que não existe uma cepa "P1 indiana".
A variante P1 foi identificada em Manaus pela primeira vez em novembro de 2020, e foi renomeada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para "gamma". Ela não causa mais problemas de saúde que o coronavírus "comum", mas se espalha mais rapidamente.
Já a P4 foi identificada primeiro em, ao menos, 21 cidades do interior de São Paulo, e não tem relação com a variante indiana, que foi detectada no começo deste ano e já causou mais de 20 milhões de mortes na Índia. Por enquanto, não foi detectada nenhumaa complicação de saúde adicional pelas duas variações, a não ser a rápida infecção coletiva.
"No caso de Itajubá, apenas a variante “P1 de Manaus” foi confirmada no município conforme divulgado oficialmente pela Prefeitura em 24 de abril, após estudo específico no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), em parceria com o Hospital de Clínicas", afirma a administração, em nota.