Cabo Verde decreta medidas mais restritivas após aumento de casos de Covid-19: 'o vírus não espera'

 Mesmo sem terminar, maio já é o mês em que a cidade registrou mais casos de Covid-19. Segundo o decreto, o comércio pode funcionar até às 18h.



Cabo Verde está com um novo decreto em vigor que restringe o horário de funcionamento do comércio e proíbe a realização de cultos presencialmente. Segundo a prefeitura, as medidas foram tomadas por causa da situação da pandemia de Covid-19 em que o município está.

Com o novo decreto, os todos os estabelecimentos comerciais poderão funcionar até às 18h, desde que cumpram os protocolos sanitários. Os templos religiosos e igrejas devem permanecer fechados durante o período de vigência do decreto.


Ainda de acordo com a prefeitura, a fiscalização será reforçada.

“Uma decisão rápida que tivemos que tomar, porque estávamos vivendo uma situação tranquila, mas no último final de semana houve uma explosão de casos positivos. A decisão tem que ser rápida, o vírus não espera. Não é só o comercio, mas a cidade toda para às 18h de segunda a segunda, apenas hospitais e farmácias continuam abertos”, explicou Ademir Antônio Coutinho, secretário de Saúde.

Segundo o último boletim divulgado pela prefeitura, o município registrou 438 casos desde o início da pandemia, com cinco mortes. Mesmo sem terminar, maio já é o mês em que a cidade registrou mais casos de Covid-19, foram 90 casos até o momento.

O secretário de Saúde também falou sobre o aumento de internações por Covid-19 no município.

“Nós estamos com 100% dos leitos de referência ocupados, tanto leitos clínicos como de UTI. Há uma semana tínhamos 2 ou 3 pessoas internadas e hoje estamos com 15 pessoas internadas. Isso preocupa demais. Não sabemos para onde vamos recorrer e transferir estes pacientes se caso a situação se agravar”.

Fonte: G1 Sul de Minas