São Tomé das Letras proíbe entrada de turistas em finais de semana e feriados

 Decreto foi publicado pela prefeitura na noite desta sexta-feira (26). Administração municipal destaca situação de aumento de casos na região.






A Prefeitura de São Tomé das Letras publicou novo decreto em que proíbe e entrada de turistas em finais de semana e feriados. De acordo com a administração municipal, a medida foi tomada para conter o avanço da Covid-19 na região. O documento já entra em vigor nesta sexta-feira (26).


Conforme o decreto, a proibição deentrada de visitantes vale aos finais de semana da meia-noite de sexta-feira até a meia-noite de domingo. Em caso de feriado prolongado, o prazo é estendido para dias da semana, segundo a prefeitura.

De acordo com o documento, a proibição só não é válida para pessoas que estejam a trabalho, desde que exerçam funções nas atividades essenciais impostas na onda roxa. Também não será proibida a entrada de pessoas que estejam em tratamento de saúde ou estejam de passagem para cidades vizinhas.

Além destas situações, a entrada de pessoas na cidade só será liberada com a comprovação de residência fixa em São Tomé das Letras. Em caso de carro com mais de uma pessoa, cada passageiro vai ter que comprovar residência.

Devido ao toque de recolher imposto na onda roxa pelo Governo de Minas, São Tomé das Letras também não permite a entrada de qualquer tipo de veículo após as 20h, horário em que tem início a restrição de circulação. A exceção é apenas para veículos de carga, trabalhadores que estejam retornando para casa ou morador com residência fixa.

O acesso à cidade só pode ocorrer por duas entradas: avenida do Campo de Futebol e o portal de entrada principal, que tem via de acesso a Três Corações e região.


Fechamento e Covid-19


São Tomé das Letras ficou quase oito meses sem nenhum caso de Covid-19. A primeira contaminação da cidade foi confirmada no dia 5 de novembro.

A cidade conseguiu ficar durante esse período sem infecções por conta da restrição de entrada de turistas anunciada logo no início da pandemia.

São Tomé das Letras foi fechada para turistas no dia 17 de março, quando o primeiro decreto foi publicado por conta da pandemia do coronavírus. A medida, inicialmente, tinha duração de 30 dias, mas foi renovada posteriormente pelo mesmo período. Depois disso passou a ser prorrogada mês a mês.

No dia 6 de outubro, empresários da cidade conseguiram uma liminar na Justiça determinando a reabertura. Quatro dias depois, a liminar foi suspensa. Mas em uma nova decisão, voltou a valer.

Assim, no dia 15 de outubro, a cidade foi aberta para visitantes, com regras determinadas em decreto da prefeitura.


Fonte: G1 Sul de Minas