COVID-19: festas clandestinas são interditadas no Sul de Minas

 Em Paraguaçu, moradores de Machado se reuniram em um sítio e em Varginha, uma festa de casamento foi interrompida na zona rural.


Festas clandestinas foram registradas no Sul de Minas, neste fim de semana. Moradores de Machado que foram para Paraguaçu se reuniram em um sítio. E em Varginha, uma festa de casamento foi interrompida na zona rural.

As imagens mostram centenas de jovens confraternizando com bebida alcoólica, aglomerados e sem máscara em um sítio, em Paraguaçu. Os vídeos foram compartilhados nas redes sociais e o caso repercutiu na região.

“Saíram de outra cidade para aglomerar no nosso município. Sabendo dos riscos? Com 3.500 mortes por dia. Sem vaga no hospital. Sem remédio. Sem vacina, sem nada. Achando que todo mundo aqui é imune?”, disse um policial militar durante a ação.

De acordo com a prefeitura, os fiscais da Vigilância Sanitária souberam da festa após denúncias anônimas. A Policia Militar foi acionada para dar suporte a abordagem.

“No local, tinha 40 pessoas. Todos de Machado, inclusive o dono da chácara. O proprietário já foi denunciado no Ministério Público em razão de outra festa no fim de semana passado”, Mathias Gonçalves, assessor de imprensa da prefeitura.

A prefeitura informou que a fiscalização foi intensificada. “Só na zona rural foram cinco bairros abordados por causa de aglomerações para frear o avanço do novo coronavírus na cidade”, completa.

A Prefeitura de Machado publicou nota para se desculpar pelo ocorrido. “Manifestamos nosso repúdio e consequência nosso pedido de desculpas ao município de Paraguaçu. Essa atitude em nenhum momento reflete nossa luta e deve ser repreendida, como foi pela Patrulha de Vigilância”, ressalta.

Paraguaçu está na onda roxa com 791 registros de COVID-19 e 11 mortes confirmadas pela doença. 

 

Varginha 

Em Varginha, uma festa de casamento foi interrompida na zona rural, neste sábado (27/3). Segundo a prefeitura, cerca de 30 pessoas participavam do evento em um sítio alugado pelos noivos.

A prefeitura informou que recebeu 88 denúncias e foram realizadas diversas ações fiscais, inclusive na zona rural e em residências, com o apoio da Polícia Militar.

“Dezessete estabelecimentos foram interditados e oito multados por descumprimento das medidas estabelecidas nos decretos, dentre elas: venda de bebida alcoólica, funcionamento de estabelecimento fora do dia e horário estabelecido, aglomeração, permitir consumação interna, não controlar o distanciamento das filas, falta do uso de máscaras, entre outras”, diz assessoria de imprensa.

Varginha seguia fora da onda roxa com a decisão do juiz da Comarca da cidade, Wagner Aristides Machado da Silva Pereira, que entendeu que a realidade do município permite a atitude tomada pela administração municipal. Mas a decisão, em 2ª instancia, reverteu o caso.

A cidade soma 7.537 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 146 mortes em decorrência da doença.