De acordo com o prefeito não faltam recursos financeiros, mas a cidade não tem mais onde buscar profissionais de saúde capacitados para integrar as equipes de intensivistas.
O prefeito Rafael Simões (DEM) afirmou na noite desta terça-feira, 02, que Pouso Alegre não consegue abrir novos leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19. Ainda de acordo com ele, o problema não é a falta de recursos financeiros, mas a falta de profissionais de saúde capacitados.
A cidade chegou hoje ao seu maior nível de internações por conta da Covid-19. Dos 32 leitos de UTI disponíveis, 31 estão ocupados. A ocupação total de leitos, pode levar a incapacidade de atender casos graves da doença, o que caracterizaria o colapso da saúde no município.
A afirmação do prefeito sobre a gravidade da pandemia na cidade, que não veio acompanhada de nenhum anúncio de aumento de restrições, foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais e distribuído para a imprensa. Na gravação, Simões está acompanhado da secretária de Saúde, Silvia Regina, e de Alexandre Hueb, diretor-técnico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).
“O que falta para nós em Pouso Alegre e para todas as cidades do Brasil chama-se profissional qualificado para trabalhar nas UTIs (…) Nós não temos aonde mais buscar profissionais para por aqui para poder gerar mais novos leitos. Vou deixar muito claro a vocês: não falta dinheiro ao município para tomar qualquer tipo de ação que seja necessário, o que nós não temos, no momento, são profissionais”, afirmou o político.
Fonte: Rede Moinho