Indicadores da Secretaria Municipal de Saúde apontam inchaço nas UTIs em Itajubá

 Segundo a prefeitura, 80% dos leitos de terapia intensiva destinados para pacientes infectados com o novo coronavírus estão ocupados.




Números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Itajubá nesta segunda-feira (22) apontam que a cidade segue em alerta pela alta taxa de ocupação nos leitos de UTI e enfermaria destinados ao tratamento de pacientes com covid-19.

Segundo a prefeitura, 80% dos leitos de terapia intensiva destinados para pacientes infectados com o novo coronavírus estão ocupados. São 24 vagas preenchidas, de um total de 30 leitos. Apesar do índice, o município permanece na Onda Amarela do programa Minas Consciente.

Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria está em 84%. De um total de 50 vagas, 42 leitos estão ocupados por pacientes de Itajubá e região. Os números indicam um inchaço no sistema de saúde do município.

Nesta segunda (22), a cidade registrou um novo óbito por covid-19. Ao todo, 108 pessoas morreram por complicações da doença no município desde o início da pandemia.

Itajubá é a segunda cidade do Sul de Minas com mais mortes pela doença, atrás apenas de Poços de Caldas, com 127 registros. Em terceiro está Varginha, com 101. Em quarto, está Pouso Alegre, com 99 óbitos. 

Os números apontam ainda um recorde histórico de contaminados em um único dia em Itajubá. Segundo a Secretaria de Saúde, 93 pessoas testaram positivo para a covid-19 entre domingo (21) e segunda (22). Até então, o maior índice tinha sido registrado na quinta-feira (18), com 56 ocorrências. 

O número de infectados saltou de 3.310 para 3.403. Em Itajubá, 3.168 pessoas já são consideradas recuperadas e outras 127 seguem em tratamento contra a covid-19, sendo que 107 estão em casa e outras 20 em tratamento hospitalar.

Fonte: Diário de Itajubá