ESA oficializa saída de Três Corações, unidade está presente naquela cidade há 70 anos

O prefeito já foi informado da saída da ESA, mas ainda não tem data definida



O Sul de Minas vai perder a ESA (Escola de Sargento das Armas), baseada em Três Corações há 70 anos. O anúncio da saída da ESA foi feito ontem, quinta-feira, dia 4, numa reunião dos generais Joarez Alves Pereira Junior, o general de brigada Flávio Alvarenga Filho, que é comandante da ESA, com o perfeito José Roberto de Paiva Gomes, o "Gordo Dentista" (PSD). O prefeito foi informado que a saída da ESA ainda não tem data definida, já que estão em andamento diversos cursos naquela unidade do Exército Brasileiro.

A justificativa dos militares para a Escola deixar Três Corações é por questão logística. A estrutura física continuará com o Exército Brasileiro e nela serão oferecidos cursos de aperfeiçoamento para militares e curso de adjunto de comando que, atualmente, são ofertados em unidades no Rio de Janeiro e em Cruz Alta (RS).

Segundo o prefeito Gordo Dentista, a cidade centralizará esta oferta de cursos e receberá todos os anos cerca de 500 alunos no primeiro semestre e outros 500 no segundo semestre vindos de todo o Brasil e também do exterior.

A ESA provavelmente será transferida para o Paraná. Um portal do governo do Paraná postou uma reportagem sobre um encontro do governador Carlos Massa Ratinho Júnior com o comandante Militar Sul do Exército Brasileiro, general Valério Stumpf, em maio do ano passado. A reportagem afirmava que o governador do Paraná "solicitou que a escola de sargentos das armas seja transferida para o estado".

Fonte: Jornal de Lavras