A Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi contactada pelo Governo do Estado, através da Superintendência Regional, para avaliar a capacidade de estocagem de vacinas contra coronavírus através de ultrafreezer, uma vez que o imunizante da Pfizer necessita de temperaturas muito baixas, que se situam em torno de - 70 graus.
Diante do contato, a Ufla disponibilizou dois ultrafreezers com capacidade aproximada de 60 a 80 mil doses em cada um deles, perfazendo um total 120 a 180 mil doses. A Universidade é a única instituição da região que tem os equipamentos.
Então, além de ter um laboratório totalmente estruturado para realização de testes de Covid, o LabCovid, a Ufla está apta e disponível para armazenar e auxiliar na distribuição das tão esperadas vacinas no enfrentamento da epidemia.
São coordenadores do LabCovid a professora Joziana Muniz de Paiva Barçante e o médico José Cherem. A parceria com o governo do Estado conta com o total apoio do reitor da Ufla, professor João Crysóstomo de Resende Júnior.
Fonte: Jornal de Lavras