Receita Federal faz novo alerta sobre golpe do leilão



A Receita Federal reforça o alerta para o golpe envolvendo leilões realizados pela instituição. O golpe acontece da seguinte forma: as vítimas clicam em anúncios de leilão e são redirecionadas a sites falsos. Em seguida, pessoas se identificam como atendentes do site e encaminham o termo de arrematação, solicitando o depósito de valores.

Os leilões realizados pela Receita Federal são divulgados sempre pela página oficial da instituição

Para participar dos leilões da Receita Federal, que são realizados eletronicamente, é obrigatório que o acesso seja realizado pelo E-CAC com utilização de certificação digital, o que garante maior confiabilidade ao processo.

Os leilões eletrônicos tem fases com datas definidas, que incluem visitação aos lotes em uma das unidades da Receita Federal, período de propostas e seleção pública para ordenação e classificação das propostas e só então, a fase dos lances, que também é realizada em sessão púbica.

O golpe consiste em direcionar os contribuintes para sites falsos, inclusive, utilizando plataformas de busca e aplicativos de mensagens. A Receita Federal não utiliza o WhatsApp para tratar de leilões e em todos os casos os interessados só entram nas plataformas de leilões se tiverem o certificado digital.

A Receita Federal reforça ainda que não solicita depósito de valores em contas de pessoas físicas a fim de garantir a arrematação de quaisquer itens que estejam sendo leiloados.

Fonte: Jornal de Lavras