Das 164 cidades que entram no levantamento da região, 95 registraram pelo menos um óbito.
Mais da metade das cidades do Sul de Minas já registrou pelo menos uma morte por complicações do coronavírus. É o que aponta um levantamento do G1 Sul de Minas com base nos dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Das 164 cidades analisadas pelo G1, 95 já tiveram óbitos da Covid-19, o que representa 57,92% do total. Delas, 30 tiveram apenas uma morte cada e 10 se destacam por um número mais elevado dos registros.
MAPA: casos e mortes por Covid-19 em Minas Gerais
Para a análise, o G1 avaliou as informações divulgadas pela SES-MG até a sexta-feira (28). Após uma mudança na forma de divulgação, a secretaria não informa mais aos fins de semana detalhes sobre novos óbitos e casos. Por conta disso, pode haver variação nos números apresentados na reportagem se comparados com os boletins municipais, atualizados pelas prefeituras.
Em Pouso Alegre, a prefeitura já informou que as mortes subiram para 33 após novos registros no fim de semana. A vítima confirmada neste domingo (30) é um homem de 62 anos, que tinha comorbidades. No sábado, foi confirmada a morte de um casal de 79 e 78 anos, que morreu em um intervalo de quatro horas.
Sessenta e nove cidades não registraram nenhuma morte pela doença no Sul de Minas, o que representa 42,07% do total. Entre elas, as cidades com mais casos confirmados são Itamonte, com 156, Nepomuceno, com 72, e Cachoeira de Minas, com 71.
Até a sexta-feira, o Sul de Minas tinha 17.607 casos confirmados do novo coronavírus, com 435 mortes. A região voltou a bater recorde de novos casos de Covid-19 pela 3ª semana seguida, com 2,2 mil casos em sete dias.
Coronavírus em Minas Gerais
Minas Gerais registrou 2.485 novos casos de Covid-19 segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgadas na manhã deste domingo (30). Ao todo, 215.050 pacientes de Minas já foram infectados.
No boletim com atualizações do coronavírus, também entraram 56 mortes por coronavírus em 24 horas. Agora, o número de óbitos chega a 5.326 no estado.
Fonte: G1 Sul de Minas