Prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera faz apelo á população sobre a Covid-19

"Não é a Secretaria de Saúde que vai combater isso sozinha. Isso está nas mãos da população", afirmou.


O prefeito Rodrigo Riera fez um apelo em seu programa de rádio na manhã desta segunda-feira (27) para que a população siga alerta diante da pandemia novo coronavírus em Itajubá.

Atualmente, cinco pessoas morreram por conta da doença e um sexto óbito é investigado na cidade.

Neste domingo (6), a Secretaria Municipal de Saúde informou que duas pessoas, de 66 e 84 anos, morreram por conta do novo coronavírus. Segundo Riera, as vítimas são duas idosas. Além disso, a morte de uma terceira mulher segue em investigação.

Durante a fala, o chefe do Executivo manifestou preocupação com o aumento exponencial de casos de covid-19 na cidade.

Em um mês, os registros confirmados aumentaram de 85 para 359. Em valores percentuais, o crescimento foi de 322%.

Segundo Riera, a população é a maior responsável pelo combate à doença. "Não é a Secretaria de Saúde que vai combater isso sozinha. Isso está nas mãos da população", afirmou.

O prefeito pediu para que as pessoas colaborem com as medidas de prevenção contra a doença, e reconheceu que a flexibilização permitiu um descuido por parte das pessoas. "Mantenham a distância de dois metros, usem máscaras e lavem as mãos o máximo o possível.

Ao longo dos meses as pessoas começam a relaxar. No começo, nós estávamos pegando mais firme", disse.

Riera afirmou que todas as informações repassadas pelo boletim epidemiológico são verídicas, e que estão interligadas com as informações repassadas pelos hospitais da cidade.

Além disso, acusou a imprensa de mentir sobre a ocupação dos leitos de UTI em Itajubá, que chegou a 79% na semana passada.

"É como se existisse duas UTIs em Itajubá. A regular, que sempre atendeu os itajubenses e a macrorregião. Nós temos 20 leitos no Hospital [de Clínicas] e, se não me engano, oito leitos na Santa Casa.

Essa UTI estava com 79%", disse, negando que o valor se referia ao número total de leitos disponibilizados na cidade.

Entretanto, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta uma informação diferente da anunciada pelo prefeito.

Segundo comunicado da secretaria, os dados incluem todos os leitos de UTI, sem uma separação específica para os que são utilizados no tratamento de covid-19 e os que são separados para outros tipos de atendimento

. A SES-MG não informa a quantidade de leitos de terapia intensiva apenas para a covid-19.

Em uma nota informativa publicada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) no final de junho, a SES-MG informa que essa é a metodologia utilizada na divulgação da taxa de ocupação. "São considerados todos os leitos de terapia intensiva habilitados pelo Ministério da Saúde e todos os leitos ainda não habilitados disponibilizados no SUSfácilMG", diz.

Ao tentar contrapor a informação oficial do Governo de Minas, Riera chegou a dizer que a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Itajubá já esteve saturada antes da pandemia. "Às vezes, ultrapassa os 100%.

Olha o sufoco que passa o hospital diariamente. Agora, a UTI da covid-19 é uma UTI à parte, onde nós temos cerca de 20 leitos no Hosptial e mais 10 ou 12 leitos na Santa Casa. Este está sob controle", garantiu.

Fonte: Diário de Itajubá