Mortes por Covid-19 vão a 131 no Sul de Minas; casos confirmados passam dos 4,4 mil, aponta Estado

Pelo segundo dia consecutivo, SES-MG confirmou 10 mortes pela doença na região.



Mais 10 mortes e outros 178 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Sul de Minas em novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta quarta-feira (8). É o segundo dia consecutivo em que o Estado confirma 10 mortes pela na região. Os óbitos ocorreram entre 3 e 6 de julho.

Com os novos registros, o Sul de Minas passa a ter 4.455 casos confirmados da doença, com 131 mortes.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento. O G1 Sul de Minas informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao final do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.


As novas mortes confirmadas pela SES-MG ocorreram em:

3ª de Monte Sião: Vítima é homem de 71 anos, que tinha comorbidades e morreu no dia 3
7ª de Extrema: Vítima é mulher de 52 anos, não foi informado se tinha comorbidades e morreu no dia 5
7ª de Poços de Caldas: Vítima é mulher de 68 anos, que tinha comorbidades e morreu no dia 6
8ª, 9ª e 10ª de Pouso Alegre: Vítimas são três homens de 62, 64 e 74 anos. Todos tinham comorbidades e morreram no dia 6
13ª e 14ª de Lavras: Vítimas são um homem de 74 anos e uma mulher de 79. Os dois tinham comorbidades e morreram no dia 3
2ª de Passa Quatro: Vítima é homem de 74 anos, que tinha comorbidades e morreu no dia 3
2ª de Três Pontas: Vítima é mulher de 57 anos, que tinha comorbidades e morreu no dia 3


Além dessas mortes, também foram confirmados novos casos da doença em:

+17 Lavras
+16 Juruaia
+13 Extrema
+8 Guaranésia e Pouso Alegre
+6 Poços de Caldas
+5 Alfenas, Itajubá, Nepomuceno, Nova Resende e Varginha
+4 Passa Quatro, Passos, Pratápolis, Santo Antônio do Amparo, Três Corações e Três Pontas
+3 Borda da Mata, Cássia, Guapé, Inconfidentes, Jacutinga, Olímpio Noronha e Toledo
+2 Boa Esperança, Caldas, Guaxupé, Itapeva, Lambari e Perdões
+1 Andradas, Campanha, Campestre, Campos Gerais, Cana Verde, Careaçu, Conceição da Barra de Minas, Conceição dos Ouros, Córrego do Bom Jesus, Heliodora, Itumirim, Jesuânia, Maria da Fé, Monte Santo de Minas, Nazareno, Paraisópolis, Piranguinho, Santa Rita de Caldas, São Gonçalo do Sapucaí, São José do Alegre, São Lourenço, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, São Tiago, São Tomás do Aquino e Serrania

Primeiros casos:

+1 Conceição Aparecida
+1 Cordislândia

Com os novos registros, Extrema segue liderando a lista de casos na região, com 467, sendo sete mortes. Pouso Alegre tem 405 registros, agora com 10 mortes. Poços de Caldas aparece com 250, sendo sete mortes e Varginha tem 188, com seis mortes.

Ainda há casos e mortes já confirmadas por prefeituras que não entraram no balanço do Estado.

Ao todo, Minas Gerais tem 64.035 casos confirmados de coronavírus, sendo 1.355 mortes por Covid-19. Conforme a secretaria, 40.731 pessoas já estão recuperadas da doença.

Divergência de números

Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

Fonte: G1 Sul de Minas