Incêndio na Serra da Bocaina, no Sul de Minas, entra no terceiro dia

Bombeiros de Lavras trabalham para conter as chamas, mas o local é de difícil acesso.



Entrou no terceiro dia o incêndio de grandes proporções na Serra da Bocaina, em Lavras. O fogo é uma triste cena que pode ser vista de vários pontos da cidade à noite. A linha de fogo avança pelo penhasco destruindo a fauna e a flora existente naquele ponto mais alto de Lavras.

O Corpo de Bombeiros entrou hoje no terceiro dia de combate às chamas, porém, pouco podem fazer, visto que o local é de difícil acesso, viaturas ainda não conseguiram acessar o trecho atingido. A causa da queimada ainda não foi esclarecida, mas tudo indica que trata-se de um incêndio criminoso.

Os bombeiros preferem não afirmar que se trata de um incêndio criminoso, eles não descartam também a possibilidade do fogo ter começado através de acidente provocado pelo lançamento inadvertido de uma ponta de cigarro, objetos metálicos e garrafas de vidro lançados por pessoas em locais com presença de vegetação, o que aumentam o risco de incêndios, que podem ser iniciados pela ação humana ou por fenômenos naturais.

De acordo com os bombeiros, no período de estiagem a vegetação fica muito seca, facilitando a combustão e, consequentemente, o início e a propagação de incêndios.

O fogo na Serra da Bocaina está sendo combatido com abafadores e pulverizadores costais.