Por causa do aumento do número de Casos de Covid-19 em Guaxupé (MG), a partir desta segunda-feira (6) apenas os serviços essenciais poderão abrir as portas na cidade. Bares e restaurantes poderão funcionar só por entrega. A decisão vale por 15 dias.
Guaxupé registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus no dia 6 de março. Hoje, pelos números da Secretaria Municipal de Saúde, são 115 casos confirmados e duas mortes pela doença.
"As pessoas estão andando mais, estão disseminando o vírus mais e por isso nós tivemos que tomar essa atitude de retroceder um pouco com relação à essa flexibilização, para que a gente possa ter um controle maior sobre os casos, uma vez que a Santa Casa esteve com 100% de ocupação de UTI", disse a secretária de Saúde de Guaxupé, Daniele Pettelli Lutf, em entrevista ao EPTV 2 no sábado (4).
Na última semana, devido ao aumento de casos na cidade e em municípios vizinhos, a Santa Casa de Guaxupé chegou a registrar lotação máxima dos leitos de UTI para tratamento do novo coronavírus.
"Nós somos referência, polo de microrregião. A nossa Santa Casa aceita pacientes da nossa micro, que atende uma população de aproximadamente 160 mil habitantes", explicou a diretora técnica da Santa Casa de Guaxupé, Salma Regina Gallate.
No fim de semana, a ocupação da UTI da Santa Casa começou a mudar. Duas pessoas que estavam internadas no hospital morreram. Um paciente de Guaranésia e outra de Juruaia. Outros dois pacientes que estavam na UTI tiveram melhora e foram transferidos para leitos de enfermaria. Mesmo assim, a situação ainda é considerada crítica.
"Chegamos em um momento do colapso de atendimento que todo médico não quer chegar. Porque você vai ter que escolher quem interna na UTI, quem não vai receber todo o atendimento necessário, que vai ficar na nossa própria enfermaria", disse a diretora.
Para dar conta do avanço da doença, a prefeitura espera aumentar o número de leitos de UTI.
"Nós temos como planejamento, uma ampliação de dez leitos de UTI, recebemos um recurso de R$ 2,7 milhões do governo federal e empenhamos esse recurso totalmente para ampliação desses leitos. O que acontece é que nós temos espaço físico para ampliação desses leitos de UTI, porém existe uma realidade em todo o Brasil da falta de equipamentos, já estamos em fase de cotação, conseguimos já através da Santa Casa fechar um contrato com a empresa que nos venderá dez respiradores, que estão previstos para a chegada na próxima semana", completou a secretária de Saúde.
Segundo a secretária de Saúde do município, a expectativa é que dentro de 90 dias os novos leitos sejam implantados na Santa Casa de Guaxupé.
Fonte: G1 Sul de Minas